Torres Vedras

Agenda

Jovens Repórteres para o Ambiente

Até 23 de novembro 2014

Evento já ocorrido

Local: Torres Vedras
Destinatários: Alunos e professores

Torres Vedras acolhe Jovens Repórteres em investigação sobre sustentabilidade

A Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), seção portuguesa da Fundação para a Educação Ambiental (FEE Portugal) organiza em parceria com o Município de Torres Vedras nos dias 22 e 23 de novembro de 2014, um Encontro Nacional destinado a alunos e professores predominantemente do ensino secundário e profissional.

Durante a manhã de sábado e domingo o Seminário será aberto à comunidade local que está convidada a participar e intervir.

No Seminário que reunirá durante dois dias, cerca de 150 professores e alunos oriundos de escolas de todo o país, serão aprofundados os temas locais de sustentabilidade, nomeadamente o ordenamento do território e a renovação do centro histórico de Torres Vedras, o centro de educação ambiental, a energia eólica e a Área de Paisagem Protegida das Serras do Socorro e Archeira. 

Este Encontro Nacional visa aprofundar competências dos jovens e professores participantes nas áreas do jornalismo ambiental em geral e da reportagem em particular.

Serão testadas e aplicadas as metodologias que compõem o Projecto Jovens Repórteres para o Ambiente (JRA): investigação ambiental, jornalismo, comunicação e internet. Os participantes terão oportunidade de realizar trabalho de campo e de redigir as notícias relativas às temáticas tratadas no Encontro. As conclusões dos diversos grupos de trabalho que integram este Seminário estarão posteriormente disponíveis na internet quer no portal JRA em www.jra.abae.pt

A rede JRA, actualmente com escolas em 26 países da Foundation for Environmental Education (FEE), estrutura-se na aplicação de uma metodologia comum, que procura o desenvolvimento do jornalismo ambiental e no incentivo a intercâmbios reais e virtuais entre os estudantes dos diversos países e regiões, numa prática que se quer cada vez mais interactiva.

Portugal tem sido um dos países mais activos nesta rede internacional, sendo a rede nacional constituída por aproximadamente  80 escolas do ensino secundário e em todo o país, envolvendo cerca de 2500 alunos e 200 professores.

Uma Educação para o Desenvolvimento Sustentável é o objectivo último deste projecto que procura incentivar os jovens a exercer uma cidadania activa investigando reportando e difundindo notícias ambientais de carácter local, ou global.

Mais informação sobre o Programa do  Seminário Nacional  JRA 2014 em:

http://jra.abae.pt/portal/seminario-jra-2014-programa/


Atividade Gratuita


Última atualização: 21.11.2014 - 19:07 horas
voltar ao topo ↑