Torres Vedras

Agenda

Dia Internacional para a Redução de Catástrofres

Até 13 de outubro 2014

Evento

Evento já ocorrido

Assinala-se anualmente no dia 13 de outubro o Dia Internacional para a Redução de Catástrofes. Esta efeméride, estabelecida pela Estratégia Internacional para a Redução de Catástrofes da Organização Nações Unidas, é uma forma de promover uma cultura global de redução do risco de catástrofes, designadamente através das atividades de prevenção, mitigação e preparação.
Este é também um dia para celebrar a forma como os cidadãos estão a contribuir para reduzir o risco de ocorrência destes fenómenos, assim como para incentivar toda a sociedade a fazer parte dos esforços para tornar as cidades mais resilientes.

Para assinalar esta efeméride realiza-se as seguintes atividades: 

 A TERRA TREME - Exercício Público de Preparação para o Risco Sísmico

Promovido pela Autoridade Nacional de Proteção Civil, em parceria com diversas entidades parceiras, públicas e privadas, e inserido nas celebrações do Dia Internacional para a Redução de Catástrofes (http://www.unisdr.org/we/campaign/iddr), este exercício visa sensibilizar as diferentes comunidades para a preparação e autoproteção para o risco sísmico.

O exercício “A TERRA TREME” terá a duração de um minuto e qualquer cidadão pode participar, individualmente ou em grupo.

Às 10H13, todas as pessoas, onde quer que estejam, estão convidadas a participar no exercício nacional, e efetuar os três gestos básicos de proteção em caso de sismo:
Baixar – baixe-se sobre os joelhos, esta posição evita que possa cair durante o sismo, mas permite mover-se;
Proteger – proteja a cabeça e o pescoço com os braços e as mãos e procure abrigar-se, coloque-se se possível sob uma mesa resistente, e segure-se a ela firmemente; e
Aguardar – aguarde até a terra parar de tremer.

Trata-se de uma campanha de sensibilização e preparação, com o objetivo de contribuir para que, em caso de sismo, os cidadãos adotem comportamentos simples de segurança, mas que podem salvar vidas, inteirando-se sobre o que fazer antes, durante e após um sismo.

O sucesso desta campanha viverá também da capacidade de disseminação das mensagens centrais junto de escolas, universidades, empresas, agentes de proteção civil, serviços municipais de proteção civil, e outros, promovendo uma participação ativa, informada e consciente.

Para mais informações e dados adicionais, queiram por favor consultar o site www.aterratreme.pt , onde encontrarão uma explicação detalhada do evento, informação sobre os 7 Passos que devem ser incorporados antes, durante e após o exercício propriamente dito e ainda uma Ficha de Participação (basta clicar na frase “Quero participar”, preencher os dados solicitados e pressionar o botão “Inscrever”), dando visibilidade a essa participação.

Pretende-se, sobretudo, envolver todas as comunidades nesta ação de sensibilização e de preparação, contribuindo de uma forma ativa para o aumento da preparação dos indivíduos, enquanto responsáveis de primeira linha pela sua autoproteção em situação de emergência.

Veja o filme promocional da campanha e divulgue.

Em complemento recomendamos o filme 7 PASSOS – Realizado pela REDE – Associação Nacional de Voluntários de Proteção Civil com o apoio da ANPC.

Making Cities Resilient

A Campanha Mundial de Redução de Catástrofes “Making Cities Resilient: My city is getting ready!”, foi lançada em 2010 pela United Nations Office for Disaster Risk Reduction (UNISDR) e tem objetivos lançou reduzir e/ou minimizar vulnerabilidades e riscos de catástrofes que assolam cidades e populações das mais diversas formas;

A campanha supra referida, busca convencer líderes e gestores públicos locais a comprometerem-se com o cumprimento de dez passos essenciais para construir cidades resilientes, e trabalhar estes elementos de forma conjunta com entidades locais, sociedade civil e autoridades nacionais.

Atualmente Torres Vedras é a 5ª cidade portuguesa (a par de Lisboa, Amadora, Cascais e Funchal) a integrar esta rede mundial de cidades resilientes;

O perfil do município de Torres Vedras pode ser consultado no endereço da UNISDR, em www.unisdr.org/campaign/resilientcities/cities/view/3568

Assim, e também por forma a assinalar o Dia Internacional para a Redução de Catástrofes (13 de outubro), foi produzido um vídeo no qual se espelham as atividades desenvolvidas no âmbito desta campanha por cada uma das cinco cidades resilientes portuguesas. 

Veja o video aqui!


Atividade Gratuita


Última atualização: 10.10.2014 - 17:45 horas
voltar ao topo ↑