Torres Vedras

Agenda

Amália, por Júlio Resende

Música

Até 22 de novembro 2014 | 21h30 às 22h45

Música Amália por Júlio Resende

Evento já ocorrido

Local: Teatro-Cine de Torres Vedras
Destinatários: M/3

Amália por Júlio Resende é o primeiro projeto a solo do pianista Júlio Resende, em que o músico revisita ao piano alguns dos mais célebres temas do repertório de Amália Rodrigues.

Numa interpretação muito pessoal, este trabalho representa um novo desafio: trazer o Fado ao piano; cantar as melodias com o piano, em vez de as acompanhar apenas. Com o piano exprimir tudo o que o Fado significa.

Resende recria, neste projeto, temas de memória individual e coletiva: Casa Portuguesa, Barco Negro, ou Vou Dar de Beber à Dor (Casa da Mariquinhas) estão entre as escolhas do músico. Mas vai mais além e arrisca um Dueto (Im)possível com Amália Rodrigues, servindo a voz da Diva com o seu piano no tema "Medo". 15 anos passados desde a morte de Amália Rodrigues, Júlio Resende torna-se no primeiro músico a quem foi autorizada a utilização da Voz da maior Diva portuguesa do Fado.

«Há um sítio onde dói e é daí que se começa. O importante é isto: Júlio Resende parte do essencial do fado. Amália, de qualquer modo, está sempre no centro. E é daí que canta. Neste concerto, sem voz, nesse lugar do meio, no centro, a levantar-se a partir do essencial, está o piano e, como existe caminho, avança-se. O importante em Júlio Resende e no seu piano: partindo do essencial, nunca se sai de lá. E isso é raro. Avançar, e muito, sem levantar os pés do importante.»

                                                                                                Gonçalo M. Tavares

 

Júlio Resende - músico, pianista e compositor português,    natural de Faro.

Começa a tocar piano aos 4 anos e, logo que integra o Conservatório para a formação em música Clássica, descobre que não fica satisfeito em ser apenas um intérprete de peças musicais em que não possa improvisar.

Participou em vários Workshops onde trabalhou com os melhores mestres do Hot Clube, New School for Jazz and Contemporary Music, a Berklee College of Music, e a Bill Evans Academy entre o tempo que passou na Univeristé de St. Denis em Paris.

Em 2006, licencia-se em Filosofia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Actualmente é professor de Piano-Jazz na Universidade de Aveiro no âmbito do Mestrado em Música-Jazz.

O intenso e muito relevante percurso pelo universo do Jazz leva-o a pensar a improvisação sobre outros géneros musicais. Chega assim ao Fado, onde cruza tradição com modernidade e lança, a partir do piano e dos caminhos da improvisação, um novo olhar sobre a canção portuguesa.

(Fotografia de Júlio Resende por Pedro Cláudio) 

Video


Lotação: 400
acesso a público com mobilidade condicionada
Preço: 10

Teatro-Cine de Torres Vedras-

Horário de funcionamento
Em dias de espetáculo:
De quinta-feira a sábado: a partir das 17h00
Exceto espetáculos ao domingo à tarde: uma hora antes do espetáculo

Av. Tenente Valadim, n.º 19
2560 Torres Vedras

261338131
teatro.cine@cm-tvedras.pt
Localização Google Maps


Última atualização: 17.11.2014 - 14:48 horas
voltar ao topo ↑