Torres Vedras

Agenda

Desafios de Escrita

Até 8 de fevereiro 2020 | 10h00 às 13h00 | 14h00 às 17h00

Formação

Evento já ocorrido

Local: Auditório do Edifício Paços do Concelho
Destinatários: Professores, educadores, animadores e bibliotecários.

Deparamo-nos cada vez mais como um cenário onde a leitura é rejeitada e a escrita vista com maus olhos. Está na altura de mudar esta ideia. Os "Desafios de Escrita" são exercícios curtos e divertidos que nos põem a escrever sem grandes preocupações ― apenas devemos cumprir as regras do desafio. Contudo, enquanto contornamos as regras (pois podemos ter perdido uma letra ou ter palavras obrigatórias), muito acontece na nossa mente. Encontramos novas soluções sintáticas, utilizamos vocabulário menos comum, reinventamos a escrita. E fazemos tudo isto com prazer. Depois, é preciso cortar o texto, e então aplicamos a melhor ferramenta de escrita: a revisão, a reescrita.

Nesta formação, vamos entender como se desafiam os alunos a escrever textos, como isso os leva à leitura, e sobretudo perceber como é preciso agitar as águas na aprendizagem da escrita para devolver ao aluno o gosto de escrever.


Objetivos

  • Entender a filosofia da escrita por desafios;
  • Compreender como atuam na nossa mente e o que provocam;
  • Saber utilizar a edição de texto para que se procure, cada vez mais, o texto final;
  • Fazer a ponte para a leitura, procurando o «como está escrito o texto» e não apenas o que foi contado;
  • Ligar a escrita e a leitura ao prazer, despertando a curiosidade.


Margarida Fonseca Santos
Foi professora de Pedagogia e de Formação Musical em várias escolas, nomeadamente na Escola Superior de Música de Lisboa. Começou a escrever em 1993. Tem vários livros publicados, estando mais de metade incluídos no PNL. Tem igualmente publicados dois livros de canções para os mais novos. Dinamiza oficinas de escrita criativa, para crianças e jovens, adultos e professores. Alguns dos seus romances para adultos são De Nome, Esperança (2011) e De Zero a Dez (2014). Publicou o livro AltaMente – treino mental e uso pedagógico da metáfora. É responsável pelo projeto www.77palavras.blogspot.com (desafios de escrita), tendo em 2017 publicado com a Edicare o livro Desafios em 77 palavras. Criou, com a Booksmile, a coleção A escolha é minha, que fala de problemas e caminhos de resolução. Publicou em fevereiro de 2019 o livro Razões para Escrever, onde explica o seu método de trabalho.

 

Info e inscrições: 261 320 747 | 261 310 460 | bmtv.servico.educativo@cm-tvedras.pt 


Atividade Gratuita


Lotação: 20

"Ao Sabor dos Sábados" é um programa de atividades de animação, serviço educativo para pais e filhos, concebido para as tardes de Sábado, no setor infanto-juvenil da Biblioteca Municipal de Torres Vedras.

Última atualização: 10.12.2019 - 09:51 horas
voltar ao topo ↑