Torres Vedras

Agenda

“Um conto de Natal... na música para filmes”

IV Ciclo de Órgão de Torres Vedras

15 de dezembro de 2019 | domingo | 16h00

Música

Local: Igreja da Misericórdia, Torres Vedras

Esta atividade integra o programa Este Natal...Torres Vedras é sua!

O espírito natalício transporta-nos sempre para sentimentos nostálgicos, para cenas da nossa infância, para o calor humano, para a partilha, solidariedade e união.

Este concerto é, através da música cinematográfica e natalícia, um autêntico momento para recordar temas de filmes associados ao Natal, à família e à amizade, propondo intensidade, espiritualidade e comunhão.

Alunos e professores da Academia de Música Stella Maris (Peniche) executarão sons natalícios e cinematográficos de compositores tão significativos como Yann Tiersen, Ludovico Enaudi ou Enio Morricone.

Um verdadeiro “Conto de Natal” em música!



Agrupamento instrumental da Academia de Música Stella Maris - Peniche
Órgão: Gerardo Rodrigues



Academia de Música Estrela do Mar de Peniche
A Academia de Música Stella Maris - Peniche foi fundada, em 1990, pelo Monsenhor Bastos. Em 2017, torna-se numa associação sem fins lucrativos, com a designação oficial de "Academia de Música Estrela do Mar de Peniche".

Os alunos variam entre os 3 meses e os 80 anos de idade, distribuidos pelas várias disciplinas e instrumentos. A disciplina de piano, orientada pelo Professor Gerardo Rodrigues, conta com mais de 40 alunos.

De destacar os agrupamentos instrumentais ligados ao plano de estudos na academia, onde os alunos têm a oportunidade de se apresentar em vários concertos no concelho de Peniche e a nível nacional.

Alguns alunos de piano tem experiencias de adaptação ao órgão, com o principal objetivo de colaborar na Paróquia de Peniche.

A Academia comemora este ano letivo 30 anos de existência.


Atividade Gratuita


Integrado em IV Ciclo de Órgão de Torres Vedras . Outras datas:

"Torres Vedras acolhe, pela quarta vez, o seu já conhecido Ciclo de Órgão. Uma organização conjunta entre a Câmara Municipal de Torres Vedras e a Santa Casa da Misericórdia de Torres Vedras.

Nesta edição, durante os meses de novembro, dezembro e janeiro, a Igreja da Misericórdia irá mostrar o esplendor do seu templo aliado à beleza sonora e estética do seu importante órgão histórico “Bento Fontanes”(1773), que uma vez mais fará as honras deste ciclo.

Constituído por três grandes concertos, o evento conta ainda com os mini-concertos À la carte, que decorrerão todas as quintas-feiras do mês de novembro à hora de almoço, onde o público poderá escolher o que quer ouvir de acordo com o “menu” musical apresentado, bem como duas atividades pedagógicas: uma masterclass destinada a alunos de órgão de várias instituições de ensino, orientada pelo organista Jesús Sampedro, professor de órgão do Conservatório de Sevilha (organização em parceria com a Escola de Música Luís António Maldonado Rodrigues) e ações de sensibilização junto de escolas primárias do concelho de Torres Vedras.

Satisfazendo as exigências do público que tão bem tem recebido este ciclo de órgão, todos os concertos serão comentados e, em alguns deles, o público terá oportunidade de se envolver e participar diretamente.

Através destes recitais, Torres Vedras acolhe interessantes programas que associam o órgão à música barroca na Península Ibérica, Itália e Alemanha, passando pela música cinematográfica e músicas do Mundo.

Olhando o futuro, vivenciando o presente e respeitando o passado, o ciclo de órgão de Torres Vedras apresenta novos diálogos e novos compromissos, fundamentados nos valores humanos em prol da igualdade e de uma sociedade culturalmente mais rica e diversa, aliando arte, religião, história, turismo e património num só momento.

Organizado pela Câmara Municipal de Torres Vedras e Santa Casa da Misericórdia de Torres Vedras, o ciclo conta também com a parceria da Escola de Música Luís António Maldonado Rodrigues e apoio institucional do Patriarcado de Lisboa e Paróquias de Torres Vedras.

Que este seja mais um ciclo de órgão por todos e para todos, porque música é união!"

Daniel Oliveira, Diretor Artístico


Organização: Câmara Municipal de Torres Vedras e Santa Casa da Misericórdia de Torres Vedras
Parceiros Institucionais: Paróquias de Torres Vedras; Patriarcado de Lisboa; Escola de Música Luís António Maldonado Rodrigues; Academia de Música Stella Maris e Cultur'canto - Associação Cultural

voltar ao topo ↑