Torres Vedras

Walking Poetry... Uma forma de conhecer a cidade!

01.11.2014

Castelo  de Torres Vedras

O centro histórico de Torres Vedras esconde história, misticismo e arquitetura.

Durante muitos séculos e ao longo dos tempos, as ruas e ruelas da cidade foram cenário de vivências e tradições, construindo a identidade de uma urbe medieval que viria a ser a cidade que hoje conhecemos.

Convidamos visitantes e turistas (e também os torrienses) a percorrer as, ora estreitas, ora imponentes ruas do centro histórico, na descoberta do património que foi palco de extraordinários acontecimentos.

Tomando como ponto de partida o posto de turismo, no coração da cidade, entre e peça o seu Walking Poetry, um áudio guia cultural e multilingue que o vai acompanhar, ao seu ritmo, nesta visita.

Castelo  de Torres Vedras

Comece na praça da República, acompanhado por Cesário Verde e desça a rua 9 de Abril em direção à Igreja de S. Pedro, uma das mais antigas e prestigiadas igrejas do concelho. Entre e deixe-se levar pelo Soneto de António da Fonseca Soares.

Continuando o percurso, descubra um dos ex-libris de Torres Vedras, acompanhado das palavras de Sá de Miranda, o Chafariz dos Canos, onde poderá apreciar o espelho de água que reflete a imagem do monumento, configurando-lhe uma distinta leitura.

Percorrendo uma das ruas mais simbólicas da cidade, a rua Miguel Bombarda, chega à praça do Município, sede, outrora, do poder político.

A caminho do Castelo, cruze a Judiaria acompanhado de um Vilancete de D. João de Menezes e, chegando ao topo da cidade, siga o Itinerário de Luís Filipe Cristóvão e viaje no tempo. Com a cidade a seus pés, espreite, no horizonte, as Linhas de Torres Vedras.

Castelo  de Torres Vedras

Desça as escadinhas da Espora Dourada com Álvaro de Campos e, passo a passo, atravessando as antigas ruas do casco histórico, chega ao Museu Municipal…

Walking Poetry combina a descrição de alguns dos principais locais de interesse da cidade com textos literários de diversos autores. Os áudio guias estão disponíveis no Posto de Turismo de Torres Vedras e no Museu Municipal Leonel Trindade e são um convite a visitar a cidade e conhecer monumentos que contam a sua história e nos fazem reviver o passado!

Terra de aventureiros, onde se decidiu a empresa dos Descobrimentos, Torres Vedras reserva-lhe muitas surpresas…

Walking Poetry

Os leitores Walking Poetry podem ser levantados e devolvidos no Museu Municipal Leonel Trindade e no Posto de Turismo de Torres Vedras

Galeria Municipal

Na praça do Município, nos antigos Paços do Concelho, fica hoje a Paços - Galeria Municipal de Torres Vedras

Tomada de Ceuta

Perto do Castelo fica o lugar do antigo Paço de Torres Vedras, onde em 1414 o Conselho Régio de D. João I decidiu a tomada de Ceuta. Procure a casa cor de rosa junto à escadaria.