Torres Vedras

São Pedro da Cadeira

01.05.2013

São Pedro da Cadeira

Agora que a paisagem está com cores mais vibrantes e a temperatura amena convida a um passeio ao ar livre, sugerimos que conheça uma terra enquadrada por uma paisagem verde garrido, que nos tranquiliza e acalma, com vários pontos de interesse e onde o mar nos atrai e reforça a nossa ligação à Natureza. Os nossos “passos” guiam-nos pela freguesia de São Pedro da Cadeira.

Esta é uma das freguesias mais antigas do concelho de Torres Vedras. “O seu nome primitivo era “Randide”, que deriva do antropónimo “Randildus”, indicando provavelmente a posse de propriedade rústica ou de uma villa por este indivíduo”* e só no século XVIII a freguesia adotou o nome do orago da sua igreja – São Pedro da Cadeira. São cerca de 23 km2 de terras férteis, onde a agricultura predomina e nas quais sopra uma brisa atlântica que nos chega do lado oeste. Situada perto da margem esquerda do rio Sizandro a sede da freguesia localiza-se a 14 km da Cidade de Torres Vedras e a freguesia é composta pelas seguintes localidades e casais: Assenta, Azenha-Velha, Barrocas, Bececarias, Cambelas, Casal Pinheiro, Coutada, Escravilheira, Feiteiras, Gentias, S. Pedro da Cadeira e Soltaria.

Do património edificado sugerimos-lhe uma visita, logo pela manhã, à Igreja Matriz de São Pedro da Cadeira [3] e à Capela da Senhora da Cátedra.

A Igreja Matriz terá sido edificada, muito provavelmente, no século XVII e para esta foi transferida a sede da paróquia. Do templo original quase nada resta devido às muitas obras de recuperação e requalificação que foi recebendo com o passar dos anos. A igreja, de uma só nave, em talha dourada, é revestida por azulejos do tipo tapete e na capela-mor o destaque vai para quatro pinturas sobre tela, atribuídas ao pintor barroco Bento Coelho da Silveira. No exterior, sobre a porta da igreja, estão visíveis as insígnias de S. Pedro: mitra e chaves [1]. O sino marca o ritmo diário da população, ecoando por toda a terra e outeiros à volta da mesma. No adro resiste um cruzeiro datado de 1689 e na parede sul da igreja existe um relógio de sol [2], datado de 1725, que marca as horas e meias horas e que constitui um dos mais antigos relógios de sol existentes no município de Torres Vedras.

O sino marca o ritmo diário da população, ecoando por toda a terra e outeiros à volta da mesma.

A Capela da Senhora da Cátedra, localizada junto à estrada principal, na entrada de S. Pedro da Cadeira, também merece uma pausa no seu percurso, sobretudo pela sua arquitetura simples, por ser pequena e bastante antiga. Não se conhece a data da sua fundação, mas no arco triunfal está inscrito “Mandada construir na era de 1555, sendo Juiz Álvaro Vaz de Urmeiro”.

Hora de almoço? Para uma refeição saudável e deliciosa a nossa sugestão leva-o ao Porto de Pesca da Assenta, ao Clube Naval da Praia da Assenta. O peixe é fresco, da nossa costa, e traz-nos o sabor do mar à boca. Aproveite esta pausa e contemple a vista sobre o oceano, enquanto saboreia um magnífico Peixe à Pescador, uma caldeirada ou um peixe grelhado no carvão.

O peixe é fresco, da nossa costa, e traz-nos o sabor do mar à boca.

Despertam-lhe atenção algumas pequenas embarcações e um porto de pesca? Neste local há uma arte que persiste e resiste, com o auxílio da sabedoria de pescadores locais que conhecem o mar e as redes de pesca como a palma da sua mão. O porto de pesca é tão pequeno que, ao observar a quantidade de rochedos que ali forram o fundo do mar, o levará a questionar-se acerca da perícia que exige fazer sair os barcos daquele porto.

Desloque-se agora para Assenta Sul. Ao começar a descer para esta praia repare nas suas majestosas arribas, que parecem abraçar a praia e a tornam acolhedora. Existe um bom estacionamento e acesso ao curto areal por escadas de madeira. As águas são límpidas e, na maré baixa, bastante tranquilas. As rochas formam uma barreira natural que tira força às vagas, que acabam por se deitar e desfazer em espuma. Há também uma pequena ribeira que cai em cascata sobre a praia, um pormenor que a torna ainda mais encantadora. Aqui fica um dos limites do nosso concelho!

Terminamos o dia na praia de Cambelas [4], frequentada sobretudo por locais que conhecem aquele cantinho perdido. O casco do navio que consegue observar, quando a maré está vazia, pertenceu ao navio “Alchimist Emden” que ali encalhou no dia 15 de fevereiro de 1978, saído dos portos do norte de Espanha. Realizaram-se várias tentativas de desencalhar este cargueiro, mas faria parte da sua história integrar o cenário desta praia. Aproveite bem os raios de sol, mas tenha em atenção que esta é uma praia não vigiada.

Na localidade de Escravilheira existem vários restaurantes e marisqueiras onde poderá apreciar a boa gastronomia local.

Saia de casa, respire o oceano e deixe-se aquecer pelas paisagens do nosso concelho.

* TAVARES, José Mota; MADRUGA, José António; SILVA, Carlos Guardado da. Medição do Tempo em Torres Vedras. Município de Torres Vedras. Torres Vedras. 2012.

Clube Naval da Praia da Assenta

  • Porto dos Barcos da Assenta
  • Encerra à terça-feira
  • Reservas pelo tlf.: 261 855 077



Texto: Andreia Correia
Fotografia: Pedro Fortunato

Última atualização: 27.09.2019 - 10:34 horas
voltar ao topo ↑