Torres Vedras

Enquadramento e documentos

Conselho Local de Ação Social de Torres Vedras

O Conselho Local de Ação Social de Torres Vedras (CLASTV) é um órgão local de concertação e congregação de esforços, funcionando como um espaço privilegiado de diálogo e análise dos problemas. Atualmente é constituído por cerca de 90 entidades públicas e privadas que formalmente aderiram à Rede Social de Torres Vedras.

O CLASTV integra as entidades identificadas no regulamento interno e funciona em plenário, sendo presidido pela vereadora da Divisão do Desenvolvimento Social. Tem como competências, entre outras:

Promover a realização participada do diagnóstico social e de saúde concelhio, do Plano de Desenvolvimento Social e de Saúde e dos planos de ação anuais

Fomentar a articulação entre os organismos públicos e entidades privadas, visando uma atuação concertada na prevenção e resolução dos problemas sociais

Deliberar sobre pareceres do Núcleo Executivo relativos à implementação de novas respostas sociais

Em funcionamento desde: 29/09/2003
Dados estatísticos: 90 parceiros; 25 projetos
Parceiros: Entidades públicas e privadas; IPSS’s; juntas de freguesia


Contactos

Telefone: 261 320 772


Rede Social 

A Rede Social é um programa criado através da Resolução do Conselho de Ministros de 18 de novembro de 1997, regulamentado pelo Dec.-Lei 115/2206 de 14 de junho, e que visa lançar e reforçar os fundamentos que promovem a articulação e congregação de esforços entre os agentes sociais ativos no concelho com vista a oito grandes objetivos fundamentais:

  • Combate à pobreza e à exclusão social
  • Promoção do desenvolvimento social
  • Induzir o diagnóstico e o planeamento participados
  • Promover a coordenação das intervenções ao nível concelhio e de freguesia
  • Procurar soluções para os problemas das famílias e pessoas em situação de pobreza e exclusão social
  • Formar e qualificar agentes envolvidos nos processos de desenvolvimento local, no âmbito da Rede Social
  • Promover uma cobertura adequada do concelho por serviços e equipamentos
  • Potenciar e divulgar o conhecimento sobre as realidades concelhias.


Núcleo Executivo

O Núcleo Executivo é um órgão de gestão dinamizador da Rede Social, composto por sete elementos, tendo a representação obrigatória: de um elemento da Câmara Municipal de Torres Vedras e da Segurança Social, de uma entidade sem fins lucrativos eleita entre os parceiros deste grupo e de um representante das autarquias locais, eleito entre pares. Os restantes elementos são eleitos no Plenário do Conselho Local de Ação Social (CLAS) por um período de dois anos.

Presentemente o Núcleo Executivo é constituído pelos seguintes representantes:

 

Documentos


Links úteis

Notícias / Desenv. social

Imagem da Notícia

"Camelar" contra a discriminação e a xenofobia...

09.04.2019

O Dia Internacional do Povo Cigano foi assinalado ontem, dia 8 de abril, tendo Torres Vedras se associado à efeméride com a inauguração da exposição "Camelar", da autoria de Sérgio Aires, no centro comercial Arena Shopping. (...)

Imagem da Notícia Fruta é também distribuída gratuitamente em jardins de infância do concelho
Imagem da Notícia Torres Vedras dinamiza projeto para capacitação de organizações

Torres Vedras dinamiza projeto para capacitação de organizações

05.04.2019

“Território de Impacto de Torres Vedras” é o nome da iniciativa que pretende capacitar organizações no âmbito da Gestão e Avaliação de Impacto Social. O projeto, o primeiro a decorrer no âmbito da Comunidade Impacto Social, foi apresentado no auditório da ACIRO. (...)

Agenda / Desenv. social

Evento

Abril, mês da saúde

Vários locais do Concelho

Todo o mês de abril 2019

Pretende contribuir para a capacitação da população do concelho, favorecer o seu nível de literacia em saúde, melhorar o controle sobre a sua saúde, aumentar a qualidade de vida e o seu bem-estar. Esta iniciativa envolve os agentes locais, na realização de atividades de promoção da (...)

Evento

Mês de Prevenção dos maus tratos na infância

Torres Vedras

22 a 30 de abril 2019

Desde o início do século XXI que, em abril, se assinala o mês Internacional da Prevenção dos Maus Tratos na Infância em diversos países. Em 2018, foram sinalizadas na CPCJ de Torres Vedras 10 situações relacionadas com maus tratos físicos e/ou psicológicos. Os maus tratos na infância (...)

Evento

Rastreios de Saúde - Glicémia e Tensão Arterial

Travessa Florêncio Augusto, nº8 - Torres Vedras

4 de maio de 2019 | sábado

Durante o "dia aberto" a delegação de Torres Vedras da Cruz Vermelha Portuguesa tenciona colocar socorristas da delegação à disposição da população para realização de rastreios gratuitos de glicémia e de tensão arterial.     (...)

Debate/Seminário

Promoção da Dádiva de Sangue

Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Torres Vedras - Secção da Silveira

11 de maio de 2019 | sábado

No dia 11 de maio, às 15h00, decorrerá uma apresentação e entrega de flyers com informação diversa sobre o que é feito ao sangue doado, na Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Torres Vedras - Secção da Silveira. (...)

Formação

Territórios de Impacto - Comunidade Impacto Social

Auditório do Edifício Paços do Concelho

15 de maio de 2019 | quarta

Este é um de vários workshops sobre Avaliação de Impacto, realizado no âmbito dos Territórios de Impacto Social pela Comunidade Impacto Social.  (...)

Debate/Seminário

As pessoas no centro do sistema e das políticas de saúde

Auditório do Edifício Paços do Concelho

18 de maio de 2019 | sábado

No dia 18 de maio, às 09h30, terá início a primeira conferência do Fórum Saúde XXI - Ciclo de Conferências a Oeste - Torres Vedras 2019, com o tema "As pessoas no centro do sistema e das políticas de saúde". (...)

voltar ao topo ↑