Torres Vedras

Enquadramento e documentos

Conselho Local de Ação Social de Torres Vedras

O Conselho Local de Ação Social de Torres Vedras (CLASTV) é um órgão local de concertação e congregação de esforços, funcionando como um espaço privilegiado de diálogo e análise dos problemas. Atualmente é constituído por cerca de 90 entidades públicas e privadas que formalmente aderiram à Rede Social de Torres Vedras.

O CLASTV integra as entidades identificadas no regulamento interno e funciona em plenário, sendo presidido pela vereadora da Divisão do Desenvolvimento Social. Tem como competências, entre outras:

Promover a realização participada do diagnóstico social e de saúde concelhio, do Plano de Desenvolvimento Social e de Saúde e dos planos de ação anuais

Fomentar a articulação entre os organismos públicos e entidades privadas, visando uma atuação concertada na prevenção e resolução dos problemas sociais

Deliberar sobre pareceres do Núcleo Executivo relativos à implementação de novas respostas sociais

Em funcionamento desde: 29/09/2003
Dados estatísticos: 90 parceiros; 25 projetos
Parceiros: Entidades públicas e privadas; IPSS’s; juntas de freguesia


Contactos

Telefone: 261 320 772


Rede Social 

A Rede Social é um programa criado através da Resolução do Conselho de Ministros de 18 de novembro de 1997, regulamentado pelo Dec.-Lei 115/2206 de 14 de junho, e que visa lançar e reforçar os fundamentos que promovem a articulação e congregação de esforços entre os agentes sociais ativos no concelho com vista a oito grandes objetivos fundamentais:

  • Combate à pobreza e à exclusão social
  • Promoção do desenvolvimento social
  • Induzir o diagnóstico e o planeamento participados
  • Promover a coordenação das intervenções ao nível concelhio e de freguesia
  • Procurar soluções para os problemas das famílias e pessoas em situação de pobreza e exclusão social
  • Formar e qualificar agentes envolvidos nos processos de desenvolvimento local, no âmbito da Rede Social
  • Promover uma cobertura adequada do concelho por serviços e equipamentos
  • Potenciar e divulgar o conhecimento sobre as realidades concelhias.


Núcleo Executivo

O Núcleo Executivo é um órgão de gestão dinamizador da Rede Social, composto por sete elementos, tendo a representação obrigatória: de um elemento da Câmara Municipal de Torres Vedras e da Segurança Social, de uma entidade sem fins lucrativos eleita entre os parceiros deste grupo e de um representante das autarquias locais, eleito entre pares. Os restantes elementos são eleitos no Plenário do Conselho Local de Ação Social (CLAS) por um período de dois anos.

Presentemente o Núcleo Executivo é constituído pelos seguintes representantes:

 

Documentos


Links úteis

Notícias / Desenv. social

Imagem da Notícia IV Fórum Social Intermunicipal refletiu sobre saúde mental

IV Fórum Social Intermunicipal refletiu sobre saúde mental

11.10.2019

Os municípios de Torres Vedras e Lourinhã organizaram, nos dias 9 e 10 de outubro, o IV Fórum Social Intermunicipal, que se debruçou sobre o tema “Saúde Mental”. Com oradores de referência a nível nacional e painéis dirigidos a públicos distintos, este encontro promoveu a reflexão e sensibilizou par (...)

Imagem da Notícia Verão foi de novo tempo de passeios para os seniores torrienses
Imagem da Notícia

"Open Day" assinalou 16 anos da Rede Social de Torres Vedras

27.09.2019

A Rede Social de Torres Vedras completa este mês 16 anos de existência, tendo nesse âmbito sido organizado o seu segundo "Open Day", no decorrer do qual foram visitadas as instalações da Dianova e do Centro Neurológico Sénior. (...)

Imagem da Notícia Fórum Saúde XXI refletiu sobre inteligência artificial em Torres Vedras

Fórum Saúde XXI refletiu sobre inteligência artificial em Torres Vedras

24.09.2019

O Fórum Saúde XXI esteve de regresso a Torres Vedras, este sábado, para o segundo momento do Ciclo de Conferências a Oeste - Torres Vedras 2019. "I.A. ao serviço da saúde e das pessoas" foi o tema que deu mote ao encontro, que reuniu 63 participantes no Auditório do Edifício dos Paços do Concelho. (...)

Imagem da Notícia Voluntários estão a reabilitar habitações de famílias carenciadas do Concelho
Imagem da Notícia Câmara Municipal continua a promover “+ Saúde” junto da comunidade escolar

Agenda / Desenv. social

Evento

Dia(s) de Erradicação da Pobreza

Concelho de Torres Vedras

14 a 19 de outubro 2019

No âmbito da Comemoração do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza serão realizadas várias atividades desenvolvidos pelos parceiros da Comunidade Impacto Social | Território Impacto de Torres Vedras. Programa  14 a 19 de outubro - Sáude para TodosLocal: Centro Social e Paroquial (...)

Mais

Almoço Convívio: Promoção da Inclusão Social e Interculturalidade - CANCELADO

Externato de Penafirme, Póvoa de Penafirme

26 de outubro de 2019 | sábado

Almoço convívio onde se pretende a partilha e o contacto intercultural, bem como a inclusão social dos migrantes residentes nas freguesias do litoral do concelho. Cada participante (português ou estrangeiro) deverá levar um prato típico do seu país de origem para partilhar. O almoço será (...)

Evento

VII Semana da Visão

concelho de Torres Vedras

28 a 31 de outubro 2019

A Semana da Visão pretende sensibilizar a população para a deficiência visual, através da realização de rastreios visuais, atividades desportivas e culturais e ações de (in)formação. Programa (brevemente disponível) (...)

Evento

Semana da Diabetes

concelho de Torres Vedras

11 a 15 de novembro 2019

O Dia Mundial da Diabetes, celebrado anualmente a 14 de novembro, foi criado em 1991 pela International Diabetes Federation e pela Organização Mundial de Saúde, com o objetivo de dar resposta ao aumento preocupante de casos de diabetes no mundo. Cerca de 400 milhões de pessoas no mundo sofrem (...)

Evento

European Social Economy Regions event (ESER) e Social Impact Forum

Auditório do Edifício Paços do Concelho e Espaço Primavera - Centro Municipal da Juventude

22 de novembro de 2019 | sexta

Tratam-se de 2 eventos paralelos e realizados em simultâneo. O European Social Economy Regions event (ESER) procura a promoção da economia social e a partilha de boas práticas nacionais e internacionais a esse nível e o Social Impact Forum tem o objetivo de proporcionar o debate, partilha e (...)

Debate/Seminário

A descentralização e uma visão para o futuro da saúde do Oeste

Auditório do Edifício Paços do Concelho

23 de novembro de 2019 | sábado

No dia 23 de novembro, às 09h30, decorrerá a terceira conferência do Fórum Saúde XXI - Ciclo de Conferências a Oeste - Torres Vedras 2019, com o tema "A descentralização e uma visão para o futuro da saúde no Oeste". (...)

voltar ao topo ↑