Torres Vedras

Plano Municipal para a Igualdade

Os Municípios possuem a maior quota de responsabilidade nas questões sociais, culturais, educacionais e económicas da vida local, tornando-se as entidades mais capazes de passar das palavras para a realidade dos factos, no que respeita à Igualdade entre homens e mulheres, nomeadamente no incentivo à participação e representação dos munícipes na vida política, social, económica e cultural, procurando defender os seus direitos civis e sociais, promover a mudança nos papéis, tradicionalmente atribuídos às mulheres e aos homens e eliminar os estereótipos de género.

O Município de Torres Vedras quer ser um verdadeiro motor da mudança, permitindo eliminar a persistência e reprodução das desigualdades e tornar a sociedade, mais justa, mais inclusiva e mais democrática, atuando em duas vertentes fundamentais deste processo de transformação – interna e externa – ou seja, para as suas trabalhadoras e para os seus trabalhadores e para as suas munícipes e para os seus munícipes.

Neste sentido, e considerando as medidas delineadas para a Área Estratégica 1 – Integração da Perspetiva da Igualdade de Género na Administração Pública Central e Local do V Plano Nacional para a Igualdade de Género, Cidadania e Não-discriminação 2014 – 2017 (V PNI), foi elaborado o Plano para a Igualdade do município de Torres Vedras, bem como todas as ações nele incluídas.

 

Ações

O Plano Municipal para a Igualdade de Torres Vedras, aprovado em reunião do executivo de 02/06/2015, integra um conjunto de medidas ao nível interno (Planeamento Estratégico do Município: estratégia, missão e valores da instituição; Gestão de Recursos Humanos e Comunicação) e numa vertente externa, ou seja, na área de intervenção e de competência do Município (orientando-se pelos seguintes vetores: mudança nos papéis e nos estereótipos de género; educação e qualificação profissional; cultura e desporto; empreendedorismo; compatibilização entre a vida profissional e familiar; redes sociais; violência doméstica; tráfico de seres humanos e exploração sexual; organização espacial das cidades; mobilidade e transportes).

Importa, por isso, dar a conhecer o que está a ser feito e aquilo que ainda se pretende explorar. Neste sentido, e também para divulgação do seu Plano, o Município entendeu organizar um conjunto de iniciativas a desenvolver em outubro, aquando da comemoração do Dia Municipal da Igualdade.

A Semana da Igualdade, a decorrer entre 17 e 22 de outubro, procurará sensibilizar a comunidade torriense para a temática, contando com algumas ações para diferentes públicos-alvo. 

Notícias / Desenv. social

Imagem da Notícia

"Camelar" contra a discriminação e a xenofobia...

09.04.2019

O Dia Internacional do Povo Cigano foi assinalado ontem, dia 8 de abril, tendo Torres Vedras se associado à efeméride com a inauguração da exposição "Camelar", da autoria de Sérgio Aires, no centro comercial Arena Shopping. (...)

Imagem da Notícia Fruta é também distribuída gratuitamente em jardins de infância do concelho
Imagem da Notícia Torres Vedras dinamiza projeto para capacitação de organizações

Torres Vedras dinamiza projeto para capacitação de organizações

05.04.2019

“Território de Impacto de Torres Vedras” é o nome da iniciativa que pretende capacitar organizações no âmbito da Gestão e Avaliação de Impacto Social. O projeto, o primeiro a decorrer no âmbito da Comunidade Impacto Social, foi apresentado no auditório da ACIRO. (...)

Agenda / Desenv. social

Evento

Abril, mês da saúde

Vários locais do Concelho

Todo o mês de abril 2019

Pretende contribuir para a capacitação da população do concelho, favorecer o seu nível de literacia em saúde, melhorar o controle sobre a sua saúde, aumentar a qualidade de vida e o seu bem-estar. Esta iniciativa envolve os agentes locais, na realização de atividades de promoção da (...)

Evento

Mês de Prevenção dos maus tratos na infância

Torres Vedras

22 a 30 de abril 2019

Desde o início do século XXI que, em abril, se assinala o mês Internacional da Prevenção dos Maus Tratos na Infância em diversos países. Em 2018, foram sinalizadas na CPCJ de Torres Vedras 10 situações relacionadas com maus tratos físicos e/ou psicológicos. Os maus tratos na infância (...)

Evento

Rastreios de Saúde - Glicémia e Tensão Arterial

Travessa Florêncio Augusto, nº8 - Torres Vedras

4 de maio de 2019 | sábado

Durante o "dia aberto" a delegação de Torres Vedras da Cruz Vermelha Portuguesa tenciona colocar socorristas da delegação à disposição da população para realização de rastreios gratuitos de glicémia e de tensão arterial.     (...)

Debate/Seminário

Promoção da Dádiva de Sangue

Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Torres Vedras - Secção da Silveira

11 de maio de 2019 | sábado

No dia 11 de maio, às 15h00, decorrerá uma apresentação e entrega de flyers com informação diversa sobre o que é feito ao sangue doado, na Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Torres Vedras - Secção da Silveira. (...)

Formação

Territórios de Impacto - Comunidade Impacto Social

Auditório do Edifício Paços do Concelho

15 de maio de 2019 | quarta

Este é um de vários workshops sobre Avaliação de Impacto, realizado no âmbito dos Territórios de Impacto Social pela Comunidade Impacto Social.  (...)

Debate/Seminário

As pessoas no centro do sistema e das políticas de saúde

Auditório do Edifício Paços do Concelho

18 de maio de 2019 | sábado

No dia 18 de maio, às 09h30, terá início a primeira conferência do Fórum Saúde XXI - Ciclo de Conferências a Oeste - Torres Vedras 2019, com o tema "As pessoas no centro do sistema e das políticas de saúde". (...)

voltar ao topo ↑