Torres Vedras

Percursos Pedestres

Com a recente inauguração do percurso PR11 TVD – Rota do Morango, o concelho de Torres Vedras passa a contar com 11 percursos de pequena rota e com os troços da GR11 Rota do Atlântico e GR30 Rota das Linhas de Torres.

Em 2017 a Câmara Municipal de Torres Vedras conta concluir o projeto de implementação de pelo menos um percurso sinalizado para a prática do pedestrianismo em cada freguesia do concelho.

Cada percurso é único nas suas características e podem ser percorridos tanto a pé como de BTT.

Além do traçado principal, na maioria dos percursos existem variantes que podem tornar o passeio mais acessível. Alguns têm troços comuns o que sugere uma combinação de dois ou mais percursos. As possibilidades são muitas.

Pode optar por vários métodos de orientação:

  • Pela sinalização no terreno – Painéis informativos nos pontos iniciais/finais e sinalização internacional para percursos pedestres. Tendo em conta a possibilidade de vandalismo (desaparecimento dos sinais) sugere-se veementemente a combinação deste método com os seguintes.
  • Folheto desdobrável – Mapa e indicações úteis. Pode fazer o download na página do percurso ou solicitá-lo nos Postos de Turismo, Juntas de Freguesia, Câmara Municipal e estabelecimentos comerciais nas imediações dos pontos iniciais/finais.
  • GPS – Na página de cada percurso estão disponíveis os links para as plataformas GPSIES e WIKILOC onde é possível obter o traçado dos percursos nos diversos formatos de modo a viabilizar a navegação em dispositivos GPS ou através das respetivas aplicações em smartphone.

PR1 - Rota do Vinho e da Vinha

PR2 - Rota do Atlântico

PR3 - Rota das Lapas

PR4 - Rota do Castro do Zambujal

PR5 - Rota do Vento

PR6 - Rota da Luz

PR7 - Rota das Quintas

PR8 - Rota dos Moinhos

PR9 - Rota dos Encantos

PR10 - Rota da Água

GR30 - Grande Rota das Linhas de Torres

GR11 - Grande Rota Rede Natura do Oeste