VII Ciclo de Órgão proporcionou música para todos na Igreja da Misericórdia

29.03.2023

Fotografia de uma cantora junto ao órgão da Igreja da Misericórdia.

O VII Ciclo de Órgão de Torres Vedras voltou à Igreja da Misericórdia, que encheu para os grandes concertos que decorreram entre os meses de janeiro e março. Bach and Friends foi o último grande concerto que decorreu no passado sábado, 25 de março, protagonizado por alunos e professores do Conservatório Nacional de Lisboa e do Conservatório de Música da Física de Torres Vedras.

“Acreditamos que as artes e a cultura são dispositivos essenciais para reinventar e, em muitos casos, reconstruir o diálogo, a participação e a colaboração. Este Ciclo de Órgão é testemunho dessa ideia e dessa firme convicção” afirmou a vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Torres Vedras, Ana Umbelino, no início desse último concerto. O momento também contou com a presença

O momento também contou com a presença do provedor da Santa Casa da Misericórdia de Torres Vedras, Carlos Reis, e do diretor artístico do Ciclo de Órgão, Daniel Oliveira. De realçar que o público foi convidado a interpretar as duas últimas peças deste concerto, tendo sido previamente divulgados dois tutoriais em meio digital.

“Tem sido uma satisfação enorme verificar a forte adesão do público a este ciclo. Em todos os concertos a igreja esteve completamente cheia, sintoma de um evento cultural bem vivo” defende Daniel Oliveira, que destaca a transmissão de três concertos em direto através das redes sociais, levando “Torres Vedras e o seu órgão de tubos histórico, de 1773, a todo o mundo”.

Mater Dei havia sido o primeiro concerto desta edição, a 15 de janeiro, com óperas de carácter mariano interpretadas pelo grupo Mosaico Espiritual. O programa continuou com A Aldeia de Dó Mi Sol no dia 4 de fevereiro. A organista Inês Machado partiu da obra homónima de Renato Gonçalves para interpretar este concerto pedagógico para crianças dos 3 aos 13 anos.

Seguiu-se Improvisos e vocalizos espirituais, um concerto à luz das velas a 25 de fevereiro. O órgão esteve entregue ao inglês Jonathan Ayerst, acompanhado pelo Ensemble Corteto com direção de Alexandra Neves Fortes.

Além destes quatro grandes concertos, o VII Ciclo de Órgão de Torres Vedras apresentou concertos “À la carte”, recitais de 15 minutos à hora de almoço de segunda-feira, durante o mês de março, em que o público podia escolher entre peças específicas para órgão até temas contemporâneos.

Publicado: 29.03.2023 - 16:16 horas