Ventos ciclónicos causam catástrofe no concelho [ 1.º Balanço]

23.12.2009

Ventos ciclónicos na ordem dos 130 km/ hora sopraram entre as 03h00 e as 04h00 da madrugada do dia 23 de Dezembro, o que causou um estado de catástrofe no concelho.

Esses ventos fustigaram  principalmente a zona litoral do concelho, danificando um conjunto de equipamentos dos quais se destacam o parque de estufas , o Parque de Campismo de Santa Cruz e o Pinhal dos Casalinhos de Alfaiata.

Foi accionado o Plano Municipal de Emergência e a câmara municipal procedeu a um conjunto de intervenções, nomeadamente, no que respeita à desobstrução de acessibilidades.

Em parceria com privados tem-se procedido ao desbaste/corte de árvores danificadas ou em risco de queda.

A rede de energia eléctrica do concelho foi também muito danificada pelo que a EDP se encontra a trabalhar no sentido de restabelecer o normal fornecimento energético. No entanto, o referido equipamento apresenta danos estruturais pelo que os munícipes devem precaver-se em relação à iluminação das suas habitações, com geradores e lanternas, devendo ainda ser guardadas estruturas amovíveis.

Todos os agentes da protecção civil estão operacionais: Associação dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras, Serviço Municipal de Protecção Civil de Torres Vedras, Polícia de Segurança Pública, Guarda Nacional Republicana, Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Torres Vedras, Câmara Municipal de Torres Vedras, juntas de freguesia do concelho e equipa de sapadores florestais do município.

Estão também a colaborar a EDP, Portugal Telecom e Lisboa Gás.

Publicado: 22.04.2013 - 18:24 horas