Torres Vedras

Uvada passou à próxima fase do "7 Maravilhas Doces de Portugal"

18.04.2019

Fotografia de uma mesa com uvada, queijo, torradas e vinho tinto da região. Fotografia de Emanuele Siracusa. Styling por Yuliya Pinheiro

A Uvada de Torres Vedras encontra-se entre os doces selecionados para a próxima fase do "7 Maravilhas Doces de Portugal". A candidatura apresentada pela Câmara Municipal de Torres Vedras integra a categoria "Doces de Fruta e Mel" e foi uma das 907 apresentadas a nível nacional.

Do total de candidaturas, 420 passaram à segunda fase. Os doces serão, agora, alvo da votação de um painel de especialistas constituído por 140 personalidades, que irá selecionar 140 doces, numa lista reduzida a sete doces por distrito ou região autónoma. Esta lista será anunciada no dia 7 de maio, durante um programa transmitido em direto pela RTP1.

Recorde-se que a uvada é um doce de fruta, em que todos os ingredientes são de origem agrícola. A uvada é preparada com o mosto de uva fervido, ao qual se junta fruta cortada em pedaços.

A confeção da uvada, produzida em grandes quantidades no outono, durante as vindimas, pode demorar vários dias. Começa com a apanha da uva, seguindo-se o esmagamento e extração do mosto (com vestígios de pele e grainha), a produção do arrobe, a junção das frutas e, num processo lento e acompanhado, a cozedura até atingir o “ponto estrada” que lhe confere uma cor castanho dourado, escuro e intenso.


[Fotografia: Emanuele Siracusa. Styling: Yuliya Pinheiro]

voltar ao topo ↑