Torres Vedras também se associou à iniciativa "A Europa na minha região"

29.05.2019

O Município associou-se à iniciativa “A Europa na minha região”, uma campanha da Comissão Europeia que incentiva os cidadãos a descobrirem os projetos europeus na zona onde vivem e a partilhar as suas imagens e experiências relativamente aos mesmos.

Assim, o recém intervencionado Castro do Zambujal foi palco no dia 27 de maio para uma atividade no âmbito desta iniciativa celebrativa do Dia da Europa, que tem sido comemorado ao longo do corrente mês.

Na ocasião  foram proporcionadas atividades que recriaram o quotidiano deste sítio na Pré-História como moagem de cereais, fabricação de ornamentos, ensino de técnicas de pintura, fabricação de instrumentos líticos, ensino de técnica de fogo e de cozinha pré-histórica, em que participaram cerca de 150 crianças e jovens (da Escola EB 2,3 do Maxial, das escolas básicas do 1.º Ciclo com jardim de infância do Varatojo e da Fonte Grada e do projeto "Farol"), bem como membros do núcleo da Boavista-Olheiros do projeto municipal "Clube Sénior", entre outros visitantes.

No período da tarde o Castro do Zambujal recebeu a visita do vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Luís Caetano, e do vogal executivo do Centro 2020, Jorge Brandão. No início dessa visita o presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes, frisou que sem a comparticipação financeira da União Europeia teria sido impossível realizar a intervenção de valorização do Castro do Zambujal (recorde-se que a mesma foi cofinanciada pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional), sendo por isso tanto mais premente a integração de Portugal nessa entidade.

Na ocasião foi realizada uma visita guiada ao local, onde foram explicados os seus vários espaços, tendo também sido referido como enquadramento que o Castro do Zambujal, datado do terceiro milénio a. C., terá sido criado por colonos do Mediterrâneo Oriental que procuraram na Península Ibérica minérios, nomeadamente o cobre para a produção de bronze, enquadrando-se na cultura campaniforme que é observável por toda a Europa.

Também integrado na iniciativa “A Europa na minha região”, igualmente no dia 27 de maio, no período da tarde, uma turma da Escola Básica do 1.º Ciclo com Jardim de Infância da Conquinha composta por 18 alunos realizou uma visita de estudo intitulada “Biodiversidade das dunas”, em que os mesmos tiveram a oportunidade de observar na Praia Azul as suas espécies dunares autóctones, respetivas características e funções. Nesta atividade os alunos contaram com o apoio de um guião pedagógico produzido no âmbito do projeto “Conhecer para Preservar | Rede Natura 2000”, o qual foi financiado pelo POSEUR (Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos).

Também no âmbito da celebração do Dia da Europa, foi realizada no dia 15 de maio uma visita técnica da comissão diretiva do POSEUR às obras de requalificação efetuadas nas praias Azul e Formosa, as quais foram igualmente comparticipadas por este programa.

Última atualização: 30.05.2019 - 16:36 horas