Torres Vedras sensibilizou para a importância da floresta autóctone

07.12.2018

Torres Vedras sensibilizou para a importância da floresta autóctone

Torres Vedras participou na nona edição da Semana da Reflorestação Nacional, que decorreu entre 15 e 30 de novembro. A cedência de plantas, a reflorestação de propriedades municipais e a plantação de espécies dunares autóctones foram algumas das iniciativas que deram forma a duas semanas de atividades, em que participaram cerca de 1000 cidadãos e entidades do Concelho.

Os Viveiros Municipais, em Fonte Grada, distribuíram 5361 árvores florestais à população, associações, escolas e juntas de freguesia. As plantas correspondem a 11 espécies autóctones distintas, cedidas a 288 munícipes e 12 entidades. Alunos do 1º ciclo de várias escolas do concelho também participaram em visitas lúdico-pedagógicas aos Viveiros Municipais, que contaram ainda com um dia de “portas abertas” ao público. A população foi convidada a integrar visitas guiadas e a participar em oficinas temáticas e num workshop sobre a regeneração de áreas de floresta nativa, que se realizaram no dia 24 de novembro.

Já as ações de reflorestação decorreram em propriedades municipais junto à Escola Básica de São Gonçalo, assim como junto à Variante Poente, ao acesso à localidade de Serra da Vila e na Serra do Socorro. No total, foram plantadas 661 árvores em quatro hectares, em ações que contaram com a participação de alunos, professores e várias organizações do Concelho.

Uma ação de manutenção silvícola no Ecoparque da Serra da Archeira – onde se aplicaram técnicas de silvicultura e plantação –, a instalação de um bosquete na Escola Padre Francisco Soares e a remoção de plantas invasoras e plantação de espécies dunares junto à Praia Azul foram outras das atividades que deram forma à Semana da Reflorestação Nacional.

A iniciativa insere-se no âmbito do Movimento Plantar Portugal e celebra, anualmente, o Dia da Floresta Autóctone. Em causa estão florestas compostas por árvores originárias do próprio território.

Última atualização: 05.02.2019 - 11:50 horas