Torres Vedras no “pódio” do programa “Eco XXI”

17.12.2020

Imagem da entrega do galardão ao presidente da Câmara Municipal

Torres Vedras é um dos três concelhos com melhor avaliação no âmbito do programa “Eco XXI”.

84% foi a classificação obtida este ano por Torres Vedras no âmbito deste programa promovido pela ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa), o qual se constitui como uma avaliação externa realizada aos concelhos nacionais no que concerne à sua sustentabilidade, à qual se submetem os respetivos municípios. Nessa avaliação são tidos em linha de conta 21 indicadores e 71 subindicadores relativos às áreas ambiental, social e económica, sendo que na mais recente edição do “Eco XXI” foram introduzidos dois novos indicadores (Alterações Climáticas e Saúde e Bem-Estar), tendo outros seis sofrido uma reestruturação significativa. Os indicadores em que Torres Vedras se distinguiu foram os seguintes: Promoção da Educação Ambiental/Educação para o Desenvolvimento Sustentável por iniciativa do Município; Cidadania, Governança e Participação; Certificação de Sistemas de Gestão; Saúde e Bem-Estar; Qualidade do Ar e Informação ao Público; Valorização do papel da Eficiência Energética na Gestão Municipal; e Turismo Sustentável.

Devido à classificação positiva atribuída à sua candidatura, o Município recebeu mais uma vez a Bandeira Verde do programa “Eco XXI”.

Na sessão de apresentação dos resultados da edição deste ano do “Eco XXI”, que se realizou ontem, dia 16 de dezembro, em formato digital, esteve presente o presidente da Câmara Municipal, Carlos Bernardes, que partilhou na ocasião o trabalho que tem sido desenvolvido pelo Município na área da sustentabilidade, o qual levou à atribuição da referida excelente avaliação no âmbito do programa.

Última atualização: 02.03.2021 - 19:42 horas