Torres Vedras integra a Missão Adaptação às Alterações Climáticas da União Europeia

18.01.2023

O Município de Torres Vedras foi selecionado para integrar a Missão Adaptação às Alterações Climáticas da União Europeia. A adesão foi formalizada com a assinatura da Carta de Missão, por parte da presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues.

A Missão Adaptação às Alterações Climáticas visa apoiar regiões e comunidades na sua transformação para a resiliência climática, ajudando-as a entender, preparar e gerir os riscos induzidos pelo clima, bem como desenvolver soluções inovadoras para aumentar a resiliência.

Ao aderir à Missão, Torres Vedras passará a integrar uma comunidade de práticas em matéria de adaptação às alterações climáticas e terá a oportunidade de trabalhar em rede e partilhar com outras regiões e comunidades na Europa.

A adesão permitirá, ainda, ter acesso facilitado a conhecimentos e métodos sobre avaliações dos riscos climáticos; ter acesso a exemplos de boas práticas de outras regiões e informações sobre os resultados mais recentes da investigação; facilitar a ligação destes exemplos e resultados de investigação a planos locais de adaptação, roteiros ou vias de adaptação; ter acesso a ferramentas, exemplos e boas práticas para interagir e dialogar com os cidadãos; e obter aconselhamento sobre possíveis fontes de financiamento público e privado destinado à adaptação.

Torres Vedras compromete-se, assim, a potenciar a resiliência climática de forma inclusiva, envolvendo instituições locais interessadas, a comunidade empresarial e industrial, as instituições de investigação e a sociedade civil. Este é mais um passo importante no cumprimento da Agenda 2030, dignificando o trabalho desenvolvido no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Publicado: 18.01.2023 - 17:56 horas