Torres Vedras foi pioneira em iniciativa na área da Economia Social

30.12.2019

A iniciativa “Território de Impacto de Torres Vedras” foi desenvolvida durante o ano, com a particularidade de ter sido pioneira em Portugal.

Capacitar, de forma gratuita, as organizações do território do Concelho, nomeadamente as que trabalham na área da Economia Social, de forma a promover a sua melhoria interna, assim como a melhoria das formas de intervenção e dos serviços prestados - tornando-as mais capazes para atuar num meio onde fatores como a inovação social, o desenvolvimento organizacional e a capacidade de comunicar e interagir com todas as partes interessadas é cada vez mais determinante na sustentabilidade e crescimento das mesmas -, foi o objetivo desta iniciativa, que se inseriu no âmbito da Comunidade Impacto Social, a qual conta com a 4Change, a CASES - Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e a Fundação Montepio como promotores nacionais.

“Território de Impacto de Torres Vedras” foi uma iniciativa liderada pela Câmara Municipal, tendo sido a primeira do género realizada no âmbito da referida comunidade.

Teve início com a realização de quatro workshops de capacitação, no auditório do Edifício dos Paços do Concelho, os quais tiveram como temáticas “Avaliação de Impacto”, “Teoria de Mudança”, “Impacto Coletivo” e “Modelos de Negócios Sociais”. Estes workshops permitiram capacitar as entidades participantes, facultando-lhes algumas ferramentas no âmbito dos temas trabalhados. Assim, criou-se uma comunidade de prática na qual as entidades foram convidadas a aplicar desafios a projetos já em implementação ou em fase de construção, tendo sido disponibilizado apoio técnico para a aplicação das metodologias e ferramentas mais adequadas. As entidades participantes conseguiram, consequentemente, construir um dispositivo de materiais de ajuda ao diagnóstico, planeamento, avaliação e captação de financiamentos.

Contabilizaram-se cerca de 25 participantes por workshop, principalmente técnicos de instituições particulares de solidariedade social, de autarquias e de associações, tais como: Académico de Torres Vedras; núcleo de Torres Vedras da Liga dos Combatentes; União das Freguesias dos Campelos e Outeiro da Cabeça; Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães; Comunidade Vida e Paz; Fundação Lar S. José; Associação de Solidariedade e Ação Social da Ponte do Rol; Associação de Socorros de Dois Portos; Associação para o Desenvolvimento e Melhoramento da Póvoa de Penafirme; Centro de Acolhimento de S. Pedro; Centro Social Paroquial Santo António de Campelos; Centro Qualifica; e Ideias para Transformar.

A iniciativa “Território de Impacto de Torres Vedras” chegou ao seu término com um evento temático - Dia(s) de Erradicação da Pobreza – e um evento final - o Fórum de Impacto Social, que decorreu em simultâneo com o European Social Economy Regions.

De referir que a Comunidade Impacto Social é o ecossistema de referência para a gestão de impacto social em Portugal e uma plataforma de debate, partilha e capacitação, para um conjunto diversificado de organizações. Aqui as entidades implementadoras e financiadoras encontram-se para desenvolver uma maior capacidade de gerir o impacto e demonstrar os resultados das suas iniciativas sociais.

Mais informações podem ser obtidas no respetivo site.

Última atualização: 03.01.2020 - 18:41 horas