Torres Vedras estabelece acordo de cooperação com Araraquara

07.11.2018

Torres Vedras estabelece acordo de cooperação com Araraquara

Os Municípios de Torres Vedras e de Araraquara estabeleceram, no passado dia 2 de novembro, um Acordo de Cooperação. Este acordo foi assinado pelo presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes, e pelo perfeito de Araraquara, Edinho Silva, numa cerimónia que se realizou nos Paços do Concelho de Torres Vedras.

O acordo tem como objetivo desenvolver vínculos de cooperação entre os municípios, que promovam o intercâmbio cultural e fomentem o desenvolvimento económico e sustentável entre as municipalidades, a iniciativa privada, as organizações não-governamentais e os coletivos de cidadãos. A cooperação entre os dois territórios prevê também a criação de propostas voltadas para a economia criativa e solidária, e a partilha de processos democráticos de participação social.

A cerimónia contou com a intervenção do 1.º secretário da Assembleia Municipal de Torres Vedras, António Fortunato, do presidente da Câmara Municipal de Araraquara, Jeferson Yashuda, do perfeito de Araraquara, Edinho Silva, e do presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes.

Na ocasião, a par com os vídeos promocionais de ambos os municípios foi também exibido o vídeo da música "Samba da Matrafona", que junta a artista torriense Susana Félix e os artistas brasileiros Zeca Pagodinho e Emicida.

O presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras aproveitou ainda o momento para distinguir o perfeito de Araraquara pelo seu percurso humanitário, através da atribuição da Medalha da Cidade de Torres Vedras.

Este acordo foi celebrado no âmbito da visita de uma comitiva de Araraquara, cidade brasileira do Estado de São Paulo, a Torres Vedras. Do programa desta visita, que decorreu entre 30 de outubro e 6 de novembro, destaca-se a realização de conferências, as visitas a empresas locais e a participação em várias atividades que integraram o programa das Festas da Cidade.

A primeira conferência, subordinada ao tema "Terra de Oportunidades", realizou-se no dia 1 de novembro, no auditório da Associação Comercial, Industrial e Serviços da Região Oeste - ACIRO. Para além de dar a conhecer o território e as tradições de Torres Vedras, esta conferência incluiu várias apresentações sobre o tecido empresarial, a atividade económica e as estruturas de apoio ao investimento do concelho.

"O papel das plataformas colaborativas na promoção da economia social: os casos de Torres Vedras e Araraquara" foi o tema da segunda conferência que integrou o programa desta visita. Esta conferência, que se realizou no dia 5 de novembro, nos Paços do Concelho, teve como objetivo partilhar experiências dos dois lados do Atlântico, contribuindo para um conhecimento mais profundo sobre o papel dos municípios e dos agentes locais na definição das políticas de desenvolvimento local, à luz dos princípios da economia social.

Recorde-se que a relação entre Araraquara e Torres Vedras surgiu em 2014 por meio do programa "Arte ao Centro". As cinco edições desta iniciativa aproximaram os decisores políticos, os gestores culturais, os artistas e os empreendedores sociais, abrindo novas perspetivas de parceria e de colaboração entre as comunidades destes territórios.

Última atualização: 07.11.2018 - 09:24 horas