Torres Vedras em festa pelo décimo primeiro ano...

21.10.2014

S. Gonçalo de Lagos e S. Martinho voltam a dar as mãos para acolher as Festas da Cidade de Torres Vedras, que este ano vão ter a sua décima primeira edição, a decorrer entre os dias 25 de outubro e 11 de novembro.

A conferência de imprensa de apresentação do evento realizou-se no dia 20 de outubro, no Edifício Multisserviços a Câmara Municipal.

Este assenta, como já é hábito, em duas iniciativas nucleares: o Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras – Acordeões do Mundo (que manterá o seu formato com os habituais concertos no Teatro-Cine e as atuações de acordeonistas em restaurantes e cafés, a que acresce este ano uma homenagem à recentemente falecida acordeonista Eugénia Lima no Pavilhão Multiusos); e o espaço das “tasquinhas”, neste pavilhão, que terá um programa de animação diário (do qual farão parte as “tardes de folclore”, concertos com grupos de baile e acordeonistas, entre outras propostas), que será complementado por uma Mostra de Uvada (uma das novidades destas festividades na qual participarão 10 produtores que proporcionarão uma degustação no dia 8 de novembro, pelas 18h) e pelos festivais do pastel de feijão e do vinho de Torres Vedras (sendo que este último apresenta como novidade o concurso Torres Vedras Wine in a Box).

Esse espaço das “tasquinhas” contará com 13, a cargo de cada uma das juntas de freguesia ou uniões de freguesia do concelho.

De referir também que a Final do Festival das Vindimas será mais uma vez enquadrada no mesmo.

Para além desta iniciativa e do Festival do Vinho de Torres Vedras, outras no âmbito das Festas da Cidade de Torres Vedras relacionar-se-ão com a temática do vinho, desde o início destas festividades o seu enfoque principal, ou não fosse o concelho o maior produtor de vinho do país: a iniciativa S. Martinho, Compras e Vinho (que consistirá na abertura de lojas da zona histórica de Torres Vedras até à meia noite no dia 7 de novembro, proporcionando-se a prova de vinhos e animação), o Passeio de BTT Rota das Adegas e a instalação Jardim de Castas, na Praça do Município.

Também na área lúdico-cultural, de mencionar destas festividades outras atividades como o habitual desfile de bandas filarmónicas do concelho, o concerto de música clássica da Temporada Darcos na Quinta da Folgorosa (transmitido em direto na Antena 2), o ciclo de colóquios e exposição “Francisco António Ciera e o telégrafo português nas Linhas de Torres Vedras”, no Parque Regional de Exposições, a atividade "Memórias da Cidade" (por meio da qual algumas montras desocupadas do centro histórico de Torres Vedras serão decoradas a partir de imagens antigas pela Cooperativa de Comunicação e Cultura até ao dia 31 de janeiro), a inauguração da exposição “Lanzarote, a Janela de Saramago”, de João Francisco, nas instalações desta associação, para além da permanência na Paços – Galeria Municipal da exposição “Abstracção, Arte Partilhada”, da coleção do Millenium BCP, bem como a emissão do programa da SIC "Portugal em Festa" a partir do Parque Regional de Exposições.

Já na vertente lúdico-desportiva do evento, refira-se, para além do mencionado passeio de BTT, a inauguração do percurso pedestre Rota dos Encantos, o Trail da Cidade de Torres Vedras, a iniciativa Moto Tasquinhas, a entrega dos prémios do Campeonato Municipal de Atletismo (relativos à temporada 2013/014), o passeio de automóveis clássicos, o Torneio de Petanca Cidade de Torres Vedras e o Torneio de Golfe Cidade de Torres Vedras. De realçar o facto de quase todas estas atividades serem organizadas com associações locais, sintoma da vitalidade do tecido associativo do concelho.

Saliente-se ainda que no início destas festas (Dia de S. Gonçalo de Lagos) terá lugar a habitual missa em honra deste santo; e no términus do evento realizar-se-á, como sempre, a Sessão Solene da Assembleia Municipal em que serão atribuídas as condecorações municipais.

As Festas da Cidade de Torres Vedras 2014 são organizadas pelo Município, patrocinadas pelo Arena Shopping, apoiadas pela Biotrab e têm como água oficial as Águas do Vimeiro.

Mais informações sobre o evento podem ser consultadas no respetivo site, bem como o programa deste ano do mesmo.

Última atualização: 04.10.2022 - 13:05 horas