Torres Vedras assinalou Dia Internacional do Voluntariado

11.12.2019

Fotografia em que se vêm vários voluntários em torno de cães, na atividade que decorreu no Canil Municipal de Torres Vedras.

Torres Vedras assinalou o Dia Internacional do Voluntariado com um conjunto de iniciativas que promoveu a reflexão em torno da importância daquela atividade. (Des)plastificar foi a ação da Comissão Social Inter-Freguesias do Interior da Rede Social de Torres Vedras, que consistiu na limpeza e recolha de pendões plásticos e lixo diverso.

Na iniciativa, que decorreu a 5 de dezembro, participaram cerca de 50 voluntários que recolheram 340 kg de plástico reciclável e 220 kg de plástico não reciclável que foram entregues à Valorsul. No mesmo dia, decorreu ainda uma ação no Canil Municipal promovida pela Comissão Social Inter-Freguesias da Cidade, em que cerca de 20 alunos da Escola de São Gonçalo ficaram a conhecer o espaço e o trabalho ali desenvolvido.

A efeméride foi ainda assinalada por 82 voluntários das instituições particulares de solidariedade social (IPSS), associações e juntas de freguesia da Comissão Social Inter-Freguesias do Litoral, que se reuniram num almoço, este sábado, no Centro Educativo de S. Pedro da Cadeira. Ao momento de convívio seguiu-se a apresentação do testemunho de uma voluntária, assim como dos programas da autarquia relacionados com o voluntariado.

A iniciativa terminou com uma conversa de grupo que seguiu a metodologia “World Café”, em que quatro questões deram mote à reflexão sobre o voluntariado: “Como motivar para continuar a prática de voluntariado ou para iniciar a prática de voluntariado?”, “Ideias para o voluntariado no nosso concelho?”, “Qual poderia ser o meu contributo para diversificar o voluntariado na instituição que me acolhe?” e “O que é que o voluntariado pode fazer por mim?”

Última atualização: 11.12.2019 - 09:54 horas