Torres Vedras acolheu mais um evento de iniciativa europeia na área da Economia Social

12.11.2021

Intervenção da presidente da Câmara Municipal, Laura Rodrigues

Torres Vedras acolheu nos dias 4 e 5 de novembro um evento da iniciativa ESER (Social Economy Regions), subordinado ao tema “Economia Social: o Desafio da Cooperação na Contemporaneidade”.

De referir que a ESER é uma iniciativa da Comissão Europeia lançada em 2018, a qual se constitui como uma resposta à necessidade crescente de aumentar a visibilidade da Economia Social e construir redes de stakeholders a nível regional e local nessa área. A forma de funcionamento da ESER consiste na realização de um conjunto de eventos de consciencialização sobre a temática da Economia Social, que têm lugar ao longo do ano nas regiões e cidades participantes. Uma vez por ano é organizado em Bruxelas um evento de conclusão das atividades da ESER, a fim de se partilhar os resultados dos eventos regionais, se efetuar um intercâmbio de boas práticas e se discutir os desafios e prioridades comuns no campo da Economia Social para os meses seguintes. Refira-se que as discussões interativas que acontecem no decorrer desse evento contribuem significativamente para a criação das políticas de Economia Social da União Europeia.

O evento “Economia Social: o Desafio da Cooperação na Contemporaneidade” foi já o terceiro evento da ESER realizado em Torres Vedras, devendo ser realçado do mesmo a conferência que aconteceu no dia 5, no Centro de Artes e Criatividade, a qual reuniu um conjunto de peritos.

Na sessão de abertura dessa conferência esteve presente a presidente da Câmara Municipal, que frisou o trabalho contínuo do Município na área da Economia Social, recordando o recente apoio prestado em contexto de pandemia pela autarquia que dirige às organizações da Economia Social locais. Laura Rodrigues aproveitou ainda a ocasião para anunciar que o Município tem como objetivo futuro a criação de uma incubadora de inovação social.

Também o diretor do Centro Torriense de Estudos para a Economia Social, Vítor Melícias, marcou presença na sessão de abertura da conferência do evento “Economia Social: o Desafio da Cooperação na Contemporaneidade”, tendo na sua intervenção sublinhado que a Economia Social é um “instrumento de concretização comunitária”, sendo a comunidade do Concelho “constituída por pessoas com um espírito livre que têm preocupações com o outro”.  Ainda segundo Vítor Melícias, “Portugal e Torres Vedras estão na vanguarda da Economia Social na Europa”, constituindo-se esta área económica como uma peça-chave para a construção de “uma Europa nova e fraterna”.

A conferência prosseguiu no período da manhã com a abordagem ao tema “Economia Social: Rumo à Ação, Conhecimento e Desenvolvimento”, a qual foi levada a cabo por José Manuel Henriques (Dinâmica CET e International Karl Poliniy Society) e Inésia Ponte (CRESAÇOR).

Já no período da tarde Rogério Roque Amaro (ISCTE-IUL) levou a refletir sobre “A necessidade e os caminhos de regresso da Comunidade e dos Comuns”, a que se seguiram dois painéis: “Construindo o futuro juntos na incerteza” - que contou com intervenções de Michel Bauwens (P2P Foundation), Filipe Alves (Biovilla) e Pedro Gomes (Federação Nacional dos Baldios) - e “Cultura e Identidade para a Mudança” - em que foram preletores Anniken Forde (Artic University of Norway), Pedro Gouveia (Kairós), Eduardo Marques (Universidade dos Açores) e Miguel Ribeiro (Município de Palmela). A sessão de encerramento da conferência esteve a cargo da vereadora do Desenvolvimento Social da Câmara Municipal, Ana Umbelino.

Refira-se que do programa do evento “Economia Social: o Desafio da Cooperação na Contemporaneidade” - cujas inscrições para o mesmo, saliente-se, esgotaram -  fizeram também parte visitas ao “Ecossistema Encosta” (realizadas a partir do Centro de Artes e Criatividade) e os workshops “Torres Vedras Território de Impacto: Impacto Coletivo na Encosta” (realizados no Centro de Artes e Criatividade), o que aconteceu no dia 4.

Este evento integrou-se na programação da “Rede de Cidades Portuguesas - Capital Europeia da Economia Social 2021”, rede que congrega, recorde-se, os municípios de Braga, Cascais, Coimbra, Sintra e Torres Vedras, e a CASES (Cooperativa António Sérgio para a Economia Social).

Última atualização: 12.11.2021 - 13:25 horas