Torres Vedras

Torres Vedras acolheu a 15.ª edição do "Fórum Civitas"

03.10.2017

Torres Vedras acolheu entre os dias 27 e 29 de setembro o maior evento europeu na área da mobilidade urbana sustentável.

Tratou-se da conferência anual da rede Civitas, a qual teve como tema: “Pequenas Comunidades, Grandes Ideias”.

Realizado nas instalações do centro social e paroquial da cidade, este evento reuniu cerca de quase seis centenas de participantes, entre especialistas em mobilidade, atores, stakeholders e decisores políticos, que se juntaram para debater uma seleção diversa de temas em plenários e sessões paralelas, variando entre os principais tópicos da mobilidade sustentável, como o transporte coletivo de passageiros e a gestão da mobilidade e passando pelas mais recentes perspetivas nesta área, como a segurança, a mobilidade como serviço, a mobilidade partilhada, os autocarros elétricos, os veículos de carga e os veículos conectados e automáticos. No total, mais de 120 oradores levaram a cabo cerca de 40 sessões técnicas. Paralelamente foi disponibilizado um espaço exterior onde estiveram presentes 47 expositores.  

Este fórum demonstrou que a dimensão não condiciona a inovação na área da mobilidade urbana sustentável, tendo os participantes tido a oportunidade de mostrar exemplos e ideias nesse âmbito e de constatar "in loco" esse facto em Torres Vedras, tomando contacto com o sistema de bike-sharing “Agostinhas”, o sistema de ponta utilizado na gestão integrada do estacionamento e o sistema de carregamento de veículos elétricos. Realizaram-se 8 visitas técnicas.

De referir a presença neste evento de Maja Bakran, vice-diretora geral da Comissão Europeia para a Mobilidade e Transportes, e do ministro-adjunto Eduardo Cabrita.

Nas palavras de Maja Bakran, “é urgente e necessária uma mudança em torno dos transportes e mobilidade sustentável. Mais de 70% dos cidadãos europeus vive em áreas urbanas e muitos são afetados por congestionamentos, sistemas de transportes ineficientes e má qualidade do ar. Por toda a Europa, iniciativas pioneiras estão a conduzir esta mudança e o Fórum CIVITAS mantém-se como a conferência-chave no campo da mobilidade urbana sustentável".

CIVITAS Deployment Day, uma nova componente introduzida este ano na iniciativa, ligou quem desenvolveu novas ferramentas e métodos com potenciais utilizadores, tendo revelado os últimos desenvolvimentos de mobilidade urbana sustentável, dando a conhecer cerca de 100 novas ferramentas.

Também no decorrer deste fórum, foi assinado na reunião política do mesmo, realizada no Edifício dos Paços do Concelho, um documento de compromisso relativo à “European Clean Bus Deployment Initiative”, promovida pela Comissão Europeia/DG MOVE, por meio da qual várias entidades signatárias demonstram que estão empenhadas em fazer a transição para o abastecimento limpo e alternativo das frotas de transportes públicos que operam no seu território.

Ainda no decorrer do evento realizou-se a cerimónia de entrega dos Civitas Awards, os quais foram atribuídos a Bolonha (Itália) e Múrcia (Espanha).

Segundo o presidente da Câmara Municipal, Carlos Bernardes, este fórum “foi um sucesso que irá ser referenciado a nível internacional por muito tempo”.

Recorde-se que a rede CIVITASentidade que promove o mesmo, é um conjunto de redes de autoridades locais promovidas pela União Europeia, empenhadas em aplicar estratégias integradas para uma mobilidade urbana mais limpa, eficiente e sustentável.

Tendo começado a sua atividade em 2002, encontra-se agora na sua quinta fase. Atualmente apoia três projetos onde uma gama de soluções de mobilidade sustentável está a ser implementada e 14 projetos de pesquisa no âmbito do programa de financiamento Horizon 2020 da Comissão Europeia.

Um dia antes do início do fórum a rede Civinet Portugal-Espanha reuniu-se no mesmo local para a sua Assembleia Geral anual, tendo na ocasião Torres Vedras sido eleito para a vice-presidência nacional desta entidade. Tal aconteceu após a realização do workshop “A mobilidade nas cidades – estudar e trabalhar”.

Fórum CIVITAS 2017 foi organizado em parceria pela rede Civitas, pela União Europeia e pelo Município e contou com o patrocínio da Barraqueiro e o apoio à divulgação da Transportes em Revista.

Umeå (Suécia) receberá em 2018 o Fórum Civitas.