01.03.2012

Torres ao Centro

O programa Torres ao Centro visa transformar o centro histórico da cidade num espaço urbano de referência, altamente qualificado do ponto de vista urbanístico e ambiental e atrativo do ponto de vista social e económico.

Por detrás deste programa há uma equipa de pessoas, que constituem a Unidade de Apoio Técnico (UAT) do Torres ao Centro, que garante a concretização dos projetos, assegurando a resolução dos diversos problemas que se colocam em ações desta dimensão e complexidade. Esta equipa assegura igualmente a execução física e financeira dos projetos dos parceiros envolvidos e a articulação com a Autoridade de Gestão do Mais Centro - Programa Operacional Regional do Centro na gestão dos fundos comunitários.

EQUIPA DA UNIDADE DE APOIO TÉCNICO

• Arq.º Carlos Figueiredo

Divisão de Ordenamento do Território

• Eng.ª Carmen Quaresma

Faculdade de Ciências e Tecnologia - UNL

• Arq.ª Claudia Sisti

Externa Arquitectura Unipessoal Lda.

• Arq.ª Dina Filipe

Divisão de Ordenamento do Território

• Arq.º Tiago Baptista

Área de Projeto

Para além destes elementos a UAT conta com o apoio contínuo de várias unidades orgânicas da Câmara Municipal de Torres Vedras, com as quais tem desenvolvido um trabalho integrado na concretização do Torres ao Centro.

A Unidade de Apoio Técnico constitui a componente técnica e operacional da Estrutura de Gestão e Implementação do Programa de Ação Torres ao Centro (EGI Torres ao Centro), criada pela Câmara Municipal de Torres Vedras para coordenar a implementação de todas as ações previstas.

Esta Estrutura de Gestão e Implementação é constituída pela já referida UAT e por uma Unidade de Direção, presidida pelo Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, e por um representante de cada uma das entidades parceiras do Torres ao Centro.

ENTIDADES PARCEIRAS

Associação Comercial, Industrial e Serviços da Região Oeste

Atlético Clube Torreense

Centro Social e Paroquial de Torres Vedras

Cooperativa de Comunicação e Cultura

Fórum de Associações Culturais de Torres Vedras

Transforma

O Programa de Ação, designado por Torres ao Centro – Regeneração Urbana no Centro Histórico de Torres Vedras, da Câmara Municipal de Torres Vedras resulta de uma candidatura ao Instrumento de Política de Cidades POLIS XXI “Parcerias para a Regeneração Urbana”. Este instrumento insere-se no Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), no âmbito do Mais Centro – Programa Operacional Regional do Centro, que cofinancia em 80% o Programa de Ação Torres ao Centro.

O Programa Torres ao Centro integra os seguintes projetos:

Reabilitação dos Largos de São Pedro e Wellington; Reabilitação do Largo Infante Dom Henrique; Reabilitação de Arruamentos; Internet por Wi-Fi no Espaço Público; Novo Mercado Municipal; Invernadeiro; SPA do Castelo – Serviços de Proximidade e Apoio; Espaço Convida; Porta-a-Porta: Transporte de Cidadãos com Mobilidade Condicionada; Câmara Escura; Espaço Transforma; Festival Internacional de Artes no Espaço Público; Fórum Cultural.

Da esquerda para a direita: Arq.º Carlos Figueiredo, Arq.ª Dina Filipe, Eng.ª Carmen Quaresma, Arq.ª Claudia Sisti, Arq.º Tiago Baptista

Última atualização: 25.05.2015 - 17:58 horas