Site da Câmara Municipal distinguido em estudo

05.12.2019

Imagem da entrega da distinção ao presidente da Câmara Municipal

O site da Câmara Municipal foi distinguido como o segundo melhor na vertente de “Participação” no âmbito do estudo “Presença na Internet das Câmaras Municipais Portuguesas”.

Este estudo foi elaborado pela Universidade do Minho por intermédio do GÁVEA – Observatório da Sociedade da Informação, tendo contado com a participação da Unidade Operacional de Governação Eletrónica da Universidade das Nações Unidas (UNU-EGOV) e da Agência para a Modernização Administrativa (AMA).

A respetiva distinção foi atribuída ontem, dia 4 de dezembro, no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, ao presidente da Câmara Municipal, Carlos Bernardes.

De referir que o mencionado estudo foi efetuado pela décima vez por aquela instituição universitária, tendo no âmbito do mesmo sido avaliados entre novembro de 2018 e maio de 2019 os 308 sítios web das câmaras municipais portuguesas.

Segundo esse documento, a avaliação respeitante ao critério de “Participação” leva em linha de conta oito indicadores, designadamente: “Canais de contacto direto para esclarecimento de dúvidas e envio de comentários e sugestões”; “Espaços Web 1.0 criados para discussão e auscultação de opinião”; “Presença nas redes sociais”; “Transparência e Dados Abertos”; “Contexto específico de participação - Participação de ocorrências”; “Contexto específico de participação - Orçamento participativo”; “Contexto específico de participação - Processo de revisão do PDM”; e “Informação acerca de processos participativos a decorrer ou que decorreram na Câmara”.

No ranking geral daquele estudo, o site da Câmara Municipal ocupa a 21.ª posição, tendo subido 74 posições em relação à edição anterior do mesmo. Este site é, de resto, o que obteve melhor classificação no universo dos websites das câmaras municipais da região Oeste. No âmbito do estudo “Presença na Internet das Câmaras Municipais Portuguesas” foram ainda considerados outros três critérios: “Conteúdos: Tipo e Atualização”, “Acessibilidade, Navegabilidade e Facilidade de Utilização” e “Serviços Online”.

Última atualização: 06.12.2019 - 11:15 horas