Sessões de participação juvenil percorreram o Concelho

24.01.2020

Os jovens torrienses foram chamados à participação cívica, por meio de uma ronda de sessões a eles destinada, que percorreu várias freguesias do Concelho durante o ano transato.

A iniciativa partiu da análise da informação contemplada no Plano Nacional de Juventude, onde são identificados os eixos de ação e investimento para a Juventude a nível nacional, de 2018 a 2021, bem como dos dados facultados pelo Estudo de Caracterização da Juventude, levado a cabo pelo Município em 2011/2012. Naquelas sessões obtiveram-se dados que possibilitaram atualizar este último documento, compreendendo-se, simultaneamente, in loco, os principais interesses e hábitos dos jovens do Concelho e as principais problemáticas e necessidades que afetam os mesmos.

Com efeito, verificou-se nestas sessões a existência de problemas transversais às várias freguesias, havendo outros que espelham bastante a especificidade de cada uma, seja de âmbito cultural, económico ou mesmo geográfico.

98 jovens participaram na iniciativa, tendo a sessão mais concorrida acontecido na Freguesia de S. Pedro da Cadeira, com a presença de 37. Estas sessões de participação juvenil realizaram-se ainda na Freguesia de Santa Maria, S. Pedro e Matacães, na União das Freguesias dos Campelos e Outeiro da Cabeça, na Freguesia da Silveira, na União das Freguesias de Carvoeira e Carmões e na União das Freguesias do Maxial e Monte Redondo.

Esta iniciativa permitiu, ainda, a ampla divulgação dos serviços disponibilizados para os jovens do Concelho no Espaço Primavera, o que resultou no incremento da utilização dos mesmos, bem como da participação em projetos dinamizados pela Área da Juventude da Câmara Municipal.

Do contacto efetuado no âmbito destas sessões saliente-se, ainda, a criação de uma rede para partilha de ideias, projetos e contactos.

De referir, também, que esta ronda de sessões integrou-se igualmente no Plano de Ação aprovado pelo Conselho Municipal da Juventude, tendo alguns elementos deste órgão acompanhado a dinamização da iniciativa.

Última atualização: 30.03.2020 - 16:42 horas