Representantes do Concelho no Concurso Nacional de Leitura foram apurados

09.03.2023

A Fase Municipal de Torres Vedras da 16.ª edição do Concurso Nacional de Leitura realizou-se no dia 7 de março.

Tratou-se de uma atividade organizada pelo Município, pelos agrupamentos de escolas do Concelho e pelas Bibliotecas Escolares do Concelho, que teve como parceiros o Plano Nacional de Leitura, a Rede de Bibliotecas Escolares e a Rede Nacional de Bibliotecas Públicas.

33 alunos do 1.º ciclo do ensino básico ao ensino secundário (oriundos dos vários agrupamentos de escolas do Concelho, bem como do Externato de Penafirme e da Escola Mundo da Criança) participaram na edição deste ano da Fase Municipal de Torres Vedras do Concurso Nacional de Leitura, tendo, no âmbito da atividade, realizado uma prova escrita no período da manhã, no auditório do Edifício dos Paços do Concelho, e uma prova de argumentação e leitura expressiva, no mesmo local, no período da tarde.

De referir que as provas realizadas basearam-se na leitura das seguintes obras: A migração das alforrecas, de Rui Cerqueira Coelho (1.º ciclo do ensino básico); Uma escuridão bonita, de Ondjaki (2.º ciclo do ensino básico); Coisas que acontecem, de Inês Barata Raposo (3.º ciclo do ensino básico); e A elegância do ouriço, de Muriel Barbery (ensino secundário).

O júri que avaliou as provas foi constituído por: Joana Rita Sousa (filósofa e mediadora da leitura e do diálogo), Maria Helena Brígida (coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares do Concelho de Torres Vedras) e Goretti Cascalheira (bibliotecária na Biblioteca Municipal).

Do programa da atividade fizeram também parte uma visita-guiada à Biblioteca Municipal, momentos de contação a cargo de Bruno Batista e uma intervenção da vereadora da Cultura da Câmara Municipal, Ana Umbelino, que aproveitou, na sua alocução, para agradecer aos participantes na edição deste ano da Fase Municipal de Torres Vedras do Concurso Nacional de Leitura o seu ativismo pelos livros.

Os oito alunos de escolas do Concelho apurados para a Fase Intermunicipal do Oeste da 16.ª edição do Concurso Nacional de Leitura, que se realiza nos próximos dias 19 e 26 de abril, organizada pela Biblioteca Municipal de Óbidos, são:

Do 1.º ciclo do ensino básico:

- Madalena Moniz, da Escola Básica Carlos Bernardes (Agrupamento de Escolas Madeira Torres)

- Vera Nevado, da Escola Básica de Torres Vedras (Agrupamento de Escolas de S. Gonçalo)

Do 2.º ciclo do ensino básico:

- Beatriz Gomes, do Externato de Penafirme

- Tiago Duarte, da Escola EB 2,3 do Maxial (Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira)

Do 3.º ciclo do ensino básico:

- Hiago Mota, da Escola EB 2,3 Padre Vítor Melícias (Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias)

- Leonor Franco, da Escola EB 2,3 de S. Gonçalo (Agrupamento de Escolas de S. Gonçalo)

Do ensino secundário:

- Inês Cruz, do Externato de Penafirme