Report Covid: a plataforma para o combate à pandemia nas escolas

06.01.2021

Imagem gráfica que apresenta um símbolo de localização e um coronavírus. Ao lado pode ler-se

A comunidade escolar do concelho de Torres Vedras conta com um serviço que otimiza o combate à COVID-19, prevenindo o crescimento da pandemia nas escolas. Trata-se da “Report Covid – Escolas de Torres Vedras”, uma plataforma informática em que as escolas podem identificar e rastrear com rapidez casos suspeitos de COVID-19, antecipando medidas que evitem a transmissão em meio escolar e na comunidade.

Através deste sistema, as escolas podem sinalizar crianças, jovens e adultos com sintomas que possam estar relacionados com a COVID-19. Para garantir o funcionamento do serviço, a Câmara Municipal de Torres Vedras contratou Ricardo Sá, médico de clínica geral, que presta apoio às escolas e que trabalha em articulação com a Delegação de Saúde Local. Desde a sua implementação, as escolas já reportaram cerca de 800 casos suspeitos, o que permitiu evitar a criação de cadeias de contágio.

Numa primeira fase, os estabelecimentos de ensino e de educação receberam informação sobre a “Report Covid” e foram recolhidas autorizações de tratamento de dados. Em cada estabelecimento existe um ponto focal que tem acesso ao link onde a plataforma está disponível. Ali são inseridos dados sobre a pessoa com eventuais sintomas de COVID-19, que são automaticamente enviados para o e-mail de Ricardo Sá. No período de 24 horas, o profissional de saúde trabalha diretamente com a Delegação de Saúde Local, a escola e a família.

Com o objetivo de esclarecer as dúvidas da comunidade sobre a “Report Covid” e o combate à pandemia nas escolas têm sido realizadas reuniões com agentes educativos e visitas aos estabelecimentos. No dia 15 de outubro foi, ainda, dinamizada uma sessão de esclarecimento online, onde foram esclarecidas questões dos encarregados de educação e da comunidade escolar.

Última atualização: 06.01.2021 - 10:16 horas