Renovado Teatro-Cine acolheu Sessão Solene de Celebração do Feriado Municipal

13.11.2020

Imagem da entrega da medalha de mérito municipal à Santa Casa da Misericórdia de Torres Vedras

Um renovado Teatro-Cine, que foi alvo de obras de beneficiação, acolheu na noite do dia 10 de novembro a Sessão Solene de Celebração do Feriado Municipal.

No decorrer desta sessão foi atribuída à Santa Casa da Misericórdia de Torres Vedras, que completa em 2020 cinco séculos de existência, a mais alta condecoração do Município: a medalha de mérito municipal de honra grau ouro.

A iniciar esta Sessão Solene de Celebração do Feriado Municipal usara da palavra o presidente da Assembleia Municipal, que aproveitou a ocasião para homenagear os torrienses que faleceram devido à doença Covid-19. Na sua intervenção, José Augusto de Carvalho relevou o valor da liberdade conquistado com a “Revolução dos Cravos”, mas lembrou que o mesmo acarreta também responsabilidade, tendo recordado Winston Churchill, segundo o qual a Democracia não é um sistema político perfeito, mas é o melhor até hoje criado pelo Homem. O presidente da Assembleia Municipal frisou ainda o direito de todo o indivíduo à justiça e à dignidade, bem como a obrigação da comunidade de ajudar os mais desfavorecidos, o que tem, de resto, segundo as suas palavras, acontecido em Torres Vedras.

Seguidamente foi a vez do presidente da Câmara Municipal efetuar a sua intervenção, na qual aproveitou para recordar todo o trabalho que o Município e as juntas de freguesia têm desenvolvido para se fazer face no Concelho à pandemia causada pela doença Covid-19, bem como às consequências socioeconómicas derivadas da mesma. Dotar o território do Concelho de melhores condições para viver, investir e trabalhar continuará a ser um trabalho do Município, nas palavras de Carlos Bernardes. Nesse sentido, o presidente da Câmara Municipal recordou o esforço que está a ser levado a cabo para se criar uma rede de cuidados de saúde de excelência no Concelho, o que passa por proporcionar médicos de família a todos os munícipes (sendo que nos últimos cinco anos cerca de 25 mil torrienses passaram a ter médico de família). Dotar o Concelho de uma rede de equipamentos educativos de excelência é outra das prioridades da Câmara Municipal, segundo Carlos Bernardes, que recordou os projetos já existentes para os centros educativos do Ramalhal, da Silveira, de A dos Cunhados e do Sarge, tendo ainda referido na ocasião que já foram iniciados estudos para a execução dos projetos dos centros educativos da Freiria, do Maxial e de Torres Vedras. Na sua intervenção, o presidente da Câmara Municipal anunciou ainda a abertura no próximo ano de equipamentos municipais de excelência que serão referências em termos nacionais: o Centro de Artes e Criatividade e o Museu Joaquim Agostinho. Já no que se refere a acessibilidades, o edil recordou as obras de requalificação que estão a ser executadas na EN9, tendo ainda lembrado que foi incluído no Plano Nacional de Investimentos a execução da 1.ª fase do IC11 e a modernização da Linha do Oeste.

Aos discursos dos presidentes da Assembleia e da Câmara Municipal seguiu-se a atribuição das condecorações municipais, tendo a Sessão Solene Celebrativa do Feriado Municipal chegado ao seu término com o momento musical Jangada de Pedra, protagonizado por Martin Sued (bandoneonista e compositor de Buenos Aires) e Marco Santos (baterista e compositor nacional), uma performance integrada no 17.º Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras – Acordeões do Mundo.

Foram nesta Sessão Solene de Celebração do Feriado Municipal atribuídas as seguintes condecorações municipais:

Medalhas de bons serviços a funcionários da Câmara Municipal distinguidos pelos seus 25 anos de serviço

• Alberto Carlos Abrantes, Arnaldo Reis, Bárbara Cristiana Rodrigues, Carla Maria Gomes, Carlos Pedro Gomes, Dulce Maria Clímaco, Francisco José Alves, Gilberto José Martins, Hortência Maria Ferreira, João Carlos Santos, João Francisco Félix, Luís António Cunha, Luís Miguel Canas, Maria Joana Monteiro, Maria Otília Francisco, Mário Luís Alves, Mário Miguel Alfama, Nélson Manuel Henriques, Paulo Rui Mota, Pedro Miguel João, Raul Alexandre Gomes e Vítor Manuel Pinto

Medalhas de bons serviços a funcionários dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento distinguidos pelos seus 25 anos de serviço

• Antónia Luís e Paulina Maria Teodoro

Medalha de bons serviços a funcionária da Freguesia de Santa Maria, S. Pedro e Matacães distinguida pelos seus 25 anos de serviço

• Filomena Maria Nunes

Medalhas atribuídas aos melhores alunos do ensino secundário e profissional do Concelho (grau cobre)

• Ricardo Martins (Escola Internacional de Torres Vedras)
  • Filipa Daniela Ferreira (Escola de Serviços e Comércio do Oeste)
  • Pedro Miguel Pechincha (Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal)
  • Jéssica Alexandra Martins (SEMINFOR)