Quinzena de atividades celebrou efeméride ambiental no Concelho

27.06.2019

A Câmara Municipal voltou a comemorar o Dia Mundial do Ambiente (5 de junho) com uma quinzena de atividades.

Esta teve início no Centro de Educação Ambiental com a oficina de expressão plástica Há mar e mar, há lixo a voltar!, em que participaram as turmas envolvidas no projeto escolar homónimo, que decorreu ao longo do ano letivo, desenvolvido por cerca de 150 alunos do 1.º ciclo do ensino básico (das escolas básicas da Serra da Vila, Freiria, Silveira e Fonte Grada e das escolas básicas integradas Padre Vítor Melícias e Padre Francisco Soares), e que deu origem a uma exposição que tem estado patente naquele primeiro equipamento municipal.

Seguidamente, no dia da efeméride celebrada, teve lugar a já tradicional atividade Costa Viva, realizada em parceria com o Espeleo Clube de Torres Vedras, na qual cerca de 190 alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário (das escolas EB 2, 3 da Freiria e do Maxial, da Escola Básica Integrada Padre Francisco Soares, da Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal e do Externato de Penafirme) procederam à limpeza e remoção de espécies invasoras em várias zonas da costa do Concelho (Santa Rita, Praia Azul, Pinhal do Seixo, Praia da Mexilhoeira e Praia da Vigia), tendo no edifício da Câmara Municipal sido distribuídas garrafas reutilizáveis pelos funcionários da autarquia e, simultaneamente, se instalado um ponto de enchimento de água (bebedouro) também neste edifício, com o que se pretendeu incentivar boas práticas para utilização sustentável de recursos.

Desta Quinzena do Ambiente, saliente-se ainda outras ações: duas outras limpezas de praia (uma realizada na Foz do Sizandro, com a parceria da Surfrider Foundation, que envolveu 79 alunos da Escola Básica de S. Pedro da Cadeira, e uma outra efetuada por 68 alunos da Escola Básica da Ponte do Rol na Praia de Santa Cruz-Centro); a conferência Do Rio ao Mar sem Lixo, no Centro de Educação Ambiental; a 6.ª edição da Landart e respetivo workshop, no Centro da Paisagem Protegida Local das Serras do Socorro e Archeira, promovidos em parceria com a associação Live with Earth, em que participaram cerca de 35 alunos da Escola Básica do Turcifal, que tiveram a oportunidade de aprender técnicas de construção (com argilas), coloração (com pigmentos naturais) e plantação de suculentas visando a criação de jardins naturais portáteis; a conferência anual da Paisagem Protegida Local das Serras do Socorro e Archeira, realizada no hotel Dolce CampoReal, que teve como temática “Paisagem de Memórias: Potencial Turístico do Património Militar Nacional”, a qual contou com cerca de 60 participantes; e o exercício de Proteção  Civil realizado no Concelho, que consistiu em cinco simulacros em simultâneo (de fogo industrial, de fogo florestal, de desencarceramento, de matérias perigosas e de cheias), que envolveu 19 veículos e 80 bombeiros da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras, bem como a Guarda Nacional Republicana, a Polícia de Segurança Pública e o Serviço Municipal de Proteção Civil.

De referir também outras ações realizadas no âmbito da Quinzena do Ambiente deste ano: a visita à Herdade Monte das Figueiras (Grândola), em parceria com a Nespresso, para premiar a turma vencedora do projeto “Heróis da Reciclagem do Alumínio”, em que participaram cerca de 20 alunos dos 3.º e 4.º anos de escolaridade da Escola Básica de Dois Portos; a plantação de uma amoreira e de uma oliveira na Escola Secundária Madeira Torres que contou com a participação de 27 alunos do 10.º ano de escolaridade; a visita à Quinta Pedagógica dos Olivais, para premiar a turma do projeto “Farol” vencedora do projeto escolar “Mini-Hortas”, a qual envolveu 30 alunos; a atividade O Mar Começa Aqui, mediante a qual foram decoradas sargetas da Rua Henriques Nogueira (junto ao Jardim-Escola João de Deus) por 25 alunos deste estabelecimento de ensino; e a aprovação pela Câmara Municipal do documento de Boas Práticas para Eventos Sustentáveis dirigido aos serviços da autarquia, juntas de freguesia, empresa municipal, coletividades e outras entidades sedeadas no Concelho.

A Quinzena do Ambiente terminou com a cerimónia de abertura da época balnear no Concelho, a qual se integrou no ato inaugural das obras de proteção costeira da Praia Azul.

Última atualização: 01.07.2019 - 15:28 horas