Proposta de criação da ARU de Arenes foi aprovada em reunião de Câmara

26.06.2018

O executivo municipal aprovou na sua reunião de hoje, dia 26 de junho, realizada na sede da União de Freguesias de Maxial e Monte Redondo, a proposta de delimitação da área de reabilitação urbana (ARU) de Arenes, em Torres Vedras.

De referir que esta proposta de delimitação vem na sequência da anterior delimitação da ARU do centro histórico (2013) com a respetiva operação de reabilitação urbana (ORU) no mesmo ano, e da implementação da ARU da Encosta de S. Vicente, em 2015, tendo a respetiva ORU sido aprovada em 2018.

A proposta de delimitação da ARU de Arenes incide sobre o setor urbano da várzea de Arenes compreendido entre a linha de caminho de ferro e bairro ferroviário a sul e poente, a avenida das Guerras Peninsulares a norte, e a estrada nacional n.º 115 (Rua Manuel de Arriaga), núcleo urbano de Arenes e Aqueduto a nascente.

Destacam-se nesta proposta de ARU alguns terrenos expectantes de características marcadamente urbanas e um conjunto, já com alguns anos, de intenções estratégicas para esta área, de que se realça o parque desportivo da cidade.

Esta proposta visa melhorar as condições instrumentais de intervenção e reabilitação do conjunto dos espaços urbanos de Arenes, de acordo com os objetivos e âmbito de incidência da política de reabilitação urbana, consagrados através do Regime Jurídico da Reabilitação Urbana (Decreto-Lei n.º 307/2009 de 23/10, na redação dada pela Lei n.º 32/2012 de 14/08).

Está para o futuro prevista a delimitação de uma ARU para a cidade de Torres Vedras que concluirá o processo de identificação das áreas a serem sujeitas a um processo de regeneração urbana no perímetro urbano da sede do concelho, após o que seguirá a delimitação a nível municipal dos núcleos urbanos tradicionais e/ou arquitetonicamente representativos que serão sujeitos a operação de reabilitação urbana conjunta.

A proposta de criação da ARU de Arenes será agora remetida à Assembleia Municipal.

Última atualização: 15.09.2023 - 11:01 horas