Projeto “Equality Sounds Good! Express it Yourself!” chegou ao fim

08.07.2015

Realizou-se, no passado dia 24 de junho, no auditório do Edifício Multisserviços da Câmara Municipal, o Seminário “Educação para a Igualdade através da Expressão Artística”, no âmbito do projeto “Equality Sounds Good! Express it Yourself!”, integrado no programa Comenius Regio.

Recorde-se que este projeto, financiado pela União Europeia, por meio do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida, uniu, durante dois anos letivos, o concelho à Região de Múrcia (Espanha), em torno da questão da Educação para a Igualdade de Género.

O referido seminário encerrou os trabalhos daquele projeto que envolveu, em Torres Vedras, para além do Município, os alunos dos 1.º e 2.º ciclos do Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira (que integra o extinto Agrupamento de Escolas do Maxial), o Académico de Torres Vedras, a Escola de Música Luís António Maldonado Rodrigues e o Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais da Universidade Aberta.

Ao longo dos dois anos do projeto "Equality Sounds Good! Express it Yourself!” foram implementados, pela equipa portuguesa, um programa de desenvolvimento de competências socioemocionais e um programa-piloto com atividades do âmbito da Música e das Artes Plásticas. Na região de Múrcia, os alunos da escola parceira do projeto, bem como os escoteiros da Federação Scout de Exploradores de Múrcia, compuseram um conjunto de canções, gravadas e editadas em CD.

No seminário final do projeto foi apresentado um pack educativo concebido pelas duas regiões e que integra um conjunto de orientações para o desenvolvimento de atividades de educação para a igualdade entre homens e mulheres, bem como as atividades do referido programa-piloto, concebidas e testadas com os alunos torrienses, e o mencionado programa de desenvolvimento de competências socioemocionais.

Este pack educativo foi concebido em inglês, espanhol e português, estando disponível, de forma gratuita, no site português do projeto. Uma versão impressa, em português, foi oferecida a todos os participantes no seminário.

Ao longo do mesmo foram apresentadas as experiências pedagógicas realizadas no decurso do projeto, pelos professores, educadores e técnicos envolvidos. Um dos intervenientes abordou a temática da música enquanto veículo de transmissão de valores, podendo contribuir, designadamente, para a perpetuação dos estereótipos de género. No entanto pode também ser justamente utilizada como recurso de formação cívica, promovendo a igualdade de géneros e a resolução não-violenta de conflitos.

Maria Tereza Alvarez Nunes, da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género e investigadora do Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais, da Universidade Aberta, com amplo trabalho na formação contínua de docentes na área referente ao projeto "Equality Sounds Good! Express it Yourself!”, apresentou,  também naquele seminário final, uma resenha da sua investigação e algumas relevantes pistas de reflexão, tendo em vista uma efetiva Educação para a Igualdade entre homens e mulheres.

Um dos momentos altos desse seminário foi a interpretação, ao vivo, pelos alunos espanhóis (os próprios autores e compositores), das canções compostas no âmbito do projeto, tendo sido oferecidos os respetivos CD’s a todos os participantes, como complemento ao pack educativo também distribuído gratuitamente.

Na abertura e encerramento do seminário final do "Equality Sounds Good! Express it Yourself!”, a vereadora da Educação da Câmara Municipal, Laura Rodrigues, sublinhou a qualidade do projeto e a pertinência da sua concretização, destacando a necessidade de se generalizar a atenção sobre a temática da igualdade entre homens e mulheres, uma importante componente da formação cívica, que não pode ser estranha à atividade escolar. No momento da interpretação das canções, ao vivo, no átrio do Edifício Multisserviços da Câmara Municipal, esteve ainda presente o presidente da Câmara Municipal, Carlos Miguel, e outros vereadores desta entidade, que saudaram os presentes e realçaram a importância do projeto e de projetos congéneres que promovam o desenvolvimento dos alunos torrienses e, logo, do concelho.

Última atualização: 15.04.2020 - 14:28 horas