Projeto de voluntariado promoveu conservação da natureza no Concelho

03.08.2021

Fotografia de uma ação de plantação de árvores

A Câmara Municipal de Torres Vedras foi parceira do projeto “LIFE Volunteer Escapes”, que decorreu entre janeiro de 2018 e junho de 2021. O projeto, apoiado pelo “Programa LIFE”, visou o acolhimento de voluntários provenientes da plataforma Corpo Europeu de Solidariedade.

No decorrer do projeto, Torres Vedras acolheu 20 voluntários, que desenvolveram atividades de conservação da natureza e da biodiversidade. Os voluntários participaram em ações de controlo de espécies invasoras nas áreas da Rede Natura 2000, ações de arborização de terrenos municipais na Serra de São Julião e na Paisagem Protegida Local das Serras do Socorro e Archeira, ações de restauro de habitats ripícolas nos rios Sizandro e Alcabrichel, ações de propagação e reprodução de espécies nativas nos Viveiros Municipais, entre outras.

O envolvimento dos voluntários nestas atividades de conservação da natureza permitiu intervir em 37,12 ha, plantar 21.029 árvores e arbustos autóctones e plantas dunares nativas, controlar 21,3 ha de plantas invasoras, como o chorão-das-praias (Carpobrotus edulis) e a acácia (Acacia spp), e restaurar uma extensão de 1,6 km de habitats ripícolas.

No âmbito do projeto foram realizadas 37 ações de voluntariado abertas à população e envolvidas oito entidades privadas, seis entidades sem fins lucrativos e dois proprietários privados em ações conjuntas com os voluntários do projeto. No total, estiveram envolvidos 5.118 cidadãos, entre os quais colaboradores de empresas, escuteiros e estudantes.

O “LIFE Volunteer Escapes” foi coordenado pela MONTIS – Associação de Conservação da Natureza e contou com uma parceria alargada de nove entidades de âmbito nacional. Tratou-se de um projeto LIFE Preparatório, o que significa que teve como objetivo gerar informação e conhecimentos que podem ser utilizados para uma aplicação mais alargada, tanto no contexto nacional como internacional.

O “Programa LIFE” é um instrumento financeiro comunitário que foi criado com o objetivo específico de contribuir para a execução, a atualização e o desenvolvimento das Políticas e Estratégias Europeias na área do Ambiente, através do cofinanciamento de projetos com valor acrescentado europeu.

Última atualização: 03.08.2021 - 15:08 horas