Projeto com financiamento europeu sensibilizou para a mobilidade sustentável

11.02.2020

Imagem da ação realizada no Centro de Dia da Silveira

No âmbito do programa “Portugal 2020”, o Município levou a cabo um projeto de sensibilização da população para a temática da mobilidade sustentável.

Este plano, que se integra no PAMUS - Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável, o qual decorre do PEDU (Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano) de Torres Vedras, teve como objetivos gerais a interiorização de conceitos e comportamentos relacionados com Mobilidade Urbana Sustentável, Modos Suaves e Transportes tendente a uma repartição modal mais favorável aos transportes públicos e aos modos suaves (bicicleta e a pé).

Para se atingir os objetivos específicos deste Plano de Sensibilização para a Mobilidade Sustentável pretendeu-se desenvolver competências ao nível dos comportamentos e atitudes adequados em matéria de mobilidade sustentável, motivando-se para as vantagens de uma gradual mudança de comportamentos nesta matéria, nomeadamente incentivando-se ao aumento das deslocações em transportes coletivos e à utilização dos modos suaves em detrimento do transporte individual, bem como a um maior respeito pelas necessidades da população com mobilidade condicionada. Com este plano pretendeu-se ainda incutir novos valores e criar uma consciência de responsabilização coletiva, bem como induzir à prática de comportamentos mais saudáveis e sustentáveis.

As ações foram planeadas para serem executadas durante 36 meses, tendo o período de realização das mesmas decorrido entre 2017 e 2019.

Estas foram desenvolvidas sob a forma de iniciativas pedagógicas que passaram por: ensinar a andar de bicicleta e sensibilizar os automobilistas à convivência em espaço urbano com os ciclistas; sensibilizações ao nível da circulação rodoviária relacionadas com a “reciclagem” do Código da Estrada; e promoção das deslocações na Cidade através de modos suaves (a pé, de bicicleta e de transportes públicos).

Este Plano de Sensibilização para a Mobilidade Sustentável incluiu ainda um conjunto de campanhas: de sensibilização para a Segurança Rodoviária e para o Estacionamento Disciplinado, relativas à Condução Sénior e Peão Sénior e de andar de bicicleta e a pé em segurança pela Cidade.

No final do ano transato realizaram-se as derradeiras ações previstas neste plano.

Uma delas decorreu nas instalações do Centro de Dia da Silveira, destinada a membros do núcleo local do projeto municipal de desporto sénior, a qual contou com a participação de 80 seniores. Esta ação consistiu na realização de sessões que abordaram o tema “Cidade Ciclável, Cidade Sustentável”, nas quais se transmitiu informação relativa à circulação e segurança rodoviária (incluindo informação relacionada com a atualização do Código da Estrada), tendo as mesmas sido seguidas da realização de um passeio de bicicleta num trajeto pré-definido.

No dia anterior (20 de novembro), também no âmbito do Plano de Sensibilização para a Mobilidade Sustentável, tinham-se realizado duas ações na Escola Secundária Madeira Torres, as quais consistiram na sensibilização para a circulação de bicicleta em segurança, tendo nas mesmas também se abordado a atualização do Código da Estrada. 90 alunos participaram nestas ações.

Em ambos os dias tiveram lugar junto a paragens de chegada e confluência da Cidade (situadas na Rua Teresa de Jesus Pereira e no Tribunal) ações de sensibilização para a intermodalidade em Torres Vedras.

O Plano de Sensibilização para a Mobilidade Sustentável inclui ainda a produção de um filme promocional que aborda vários projetos do PEDU. Para além do próprio Plano de Sensibilização para a Mobilidade Sustentável, aborda: a instalação das Paragens de Chegada e Confluência; a instalação de Sistemas de Informação Rodoviária em Tempo Real; a instalação de Sistemas Inteligentes de Controlo de Tráfego; a extensão da Rede de Bike stations da Cidade; e a construção da Rede de Ciclovias Urbanas de Torres Vedras.

O valor do investimento para a concretização do Plano de Sensibilização para a Mobilidade Sustentável foi de 35.055,00€, tendo o mesmo sido comparticipado em 85% pelo Programa Operacional Regional do Centro, Portugal2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Última atualização: 01.04.2020 - 17:19 horas