Programas municipais integram lista de boas práticas da Comissão Europeia

15.07.2020

Imagem 100 Inteligent Cities Challange

Os programas “Mexa-se para a Vida” e “Escol@ em Casa” integram uma lista de boas práticas elaborada pelo 100 Intelligent Cities Challenge. O objetivo desta iniciativa da Comissão Europeia é reunir boas práticas baseadas em tecnologia implementadas por cidades em resposta à pandemia, inspirando outras cidades que estejam a enfrentar desafios semelhantes.

O “Mexa-se para a Vida” foi umas das boas práticas submetidas pelo Município. Este programa, que proporciona sessões de atividade física para a população mais sénior, foi adaptado ao contexto de pandemia e passou a decorrer em meio digital.  O objetivo foi continuar a promover a melhoria da qualidade de vida dos munícipes seniores, através da prática da atividade física.

O programa “Escol@ em Casa” também consta na lista de casos de estudo, que está disponível no site do 100 Intelligent Cities Challenge. Criado para dar resposta às necessidades dos alunos que não possuíam ferramentas de ensino à distância, este programa consistiu na cedência temporária de cerca de 850 computadores e 500 acessos à internet. Cerca de 600 dos computadores cedidos pertenciam a escolas do Concelho e os restantes 250 foram adquiridos pelo Município. O objetivo foi assegurar que o ensino à distância, implementado devido ao encerramento das escolas por causa da COVID-19, não reproduzia nem multiplicava desigualdades sociais.

Última atualização: 15.07.2020 - 17:10 horas