Professores do Concelho participaram em formação sobre Literacia do Oceano no ensino

06.12.2021

Fotografia dos professores que participaram na formação durante a saída de campo na Praia Azul

No âmbito do projeto “Conhecer para Preservar | Ouriço-do-MAR”, decorreu a ação de formação para professores “Incorporar a Literacia do Oceano na Escola: ondas de mudança nas práticas experimentais”, durante os meses de outubro e novembro. Esta formação teve o apoio técnico do MARE e da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e foi acreditada pela Ordem dos Biólogos.

A formação, que contou com 27 docentes, foi constituída por uma componente teórica, uma saída de campo à Praia Azul e terminou com uma sessão prática no laboratório na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

A ação teve como objetivo aumentar a Literacia do Oceano dos docentes do ensino básico e secundário, valorizar a participação dos cidadãos nos processos de gestão do oceano e dos seus recursos, proporcionar ferramentas teóricas e práticas para o ensino da Biologia, enquadradas nas temáticas da Literacia do Oceano, bem como, promover a capacitação para o desenvolvimento e implementação de atividades práticas e experimentais em contexto escolar.

O projeto “Conhecer para Preservar | Ouriço-do-MAR”, financiado pelo EEA Grants através do aviso Smallgrants #3 – Apoio às iniciativas para educação – Literacia do Oceano, é promovido pela Câmara Municipal de Torres Vedras e pretende aumentar os níveis de Literacia do Oceano nas escolas e na sociedade em geral. Este projeto encontra-se a decorrer até dezembro de 2022.

Sobre o EEA Grants

Através do Acordo sobre o Espaço Económico Europeu (EEE), a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega são parceiros no mercado interno com os Estados-Membros da União Europeia.

Como forma de promover um contínuo e equilibrado reforço das relações económicas e comerciais, as partes do Acordo do EEE estabeleceram um Mecanismo Financeiro plurianual, conhecido como EEA Grants.

Os EEA Grants têm como objetivos reduzir as disparidades sociais e económicas na Europa e reforçar as relações bilaterais entre estes três países e os países beneficiários.

Para o período 2014-2021, foi acordada uma contribuição total de 2,8 mil milhões de euros para 15 países beneficiários. Portugal beneficiará de uma verba de 102,7 milhões de euros. Saiba mais em www.eeagrants.gov.pt

Última atualização: 31.03.2022 - 16:34 horas