Processo de participação pública da ORU de Santa Cruz foi apresentado

26.01.2022

Fotografia da sessão durante a intervenção da presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras

A sessão de apresentação do processo de participação pública da Operação de Reabilitação Urbana (ORU) de Santa Cruz decorreu esta segunda-feira, 24 de janeiro, na Pousada de Juventude de Santa Cruz. Dezenas de pessoas estiveram presentes nesta apresentação, que marca o início dos trabalhos relacionados com o inquérito e consulta pública no âmbito da elaboração do Programa Estratégico de Reabilitação Urbana de Santa Cruz.

A presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, deu início à sessão apelando à participação da comunidade na construção da proposta da ORU de Santa Cruz, para que esta espelhe as pretensões dos residentes e dos agentes económicos.

Seguiu-se uma apresentação sobre a Área de Reabilitação Urbana (ARU) de Santa Cruz. O objetivo central desta ARU é o reforço da coesão territorial e integração social, atuando, essencialmente, sobre a reabilitação do tecido habitacional e comercial degradado, a requalificação dos espaços públicos e o reforço da rede de equipamentos e serviços de proximidade. Acrescem a estes objetivos a articulação dos planos de praia previstos com o tecido urbano existente, bem como a salvaguarda das questões ambientais sensíveis decorrentes da localização de Santa Cruz no litoral.

A sessão terminou com a apresentação do processo de participação pública da ORU de Santa Cruz, que irá enquadrar um conjunto de intervenções de reabilitação urbana sobre o território da ARU. A fase de inquérito decorre entre 25 de janeiro e 6 de fevereiro, com um inquérito dirigido a residentes e proprietários de imóveis e outro inquérito dirigido a comerciantes e outros agentes económicos. Para prestar esclarecimentos e apoio ao preenchimento dos inquéritos, no dia 31 de janeiro, entre as 14h30 e as 17h00, estará um técnico da Câmara Municipal de Torres Vedras no Espaço Aguarela, em Santa Cruz. Os interessados deverão inscrever-se através do e-mail regeneracaourbana@cm-tvedras.pt.

Nos dias 1 e 5 de fevereiro decorrem as assembleias participativas. A assembleia de dia 1 de fevereiro é dirigida a parceiros locais convidados e a assembleia de 5 de fevereiro, que terá lugar pelas 16h00, na Pousada de Juventude de Santa Cruz, é aberta à população. Os interessados deverão inscrever-se em tvedras.pt/a76bl.

Última atualização: 15.09.2023 - 11:03 horas