Primeira edição do Granfondo Torres Vedras Montejunto foi apresentada

22.01.2020

Imagem da intervenção do presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras

Torres Vedras e Montejunto serão ligados pela primeira vez por meio de um granfondo, que se realizará no próximo dia 19 de abril, Dia Mundial da Bicicleta.

Trata-se de um “evento de cicloturismo, aberto à participação de todos os ciclistas, ciclodesportistas e cicloturistas (federados ou não federados), de ambos os sexos, de qualquer nacionalidade e maiores de 18 anos”.

A apresentação do Granfondo Torres Vedras Montejunto aconteceu esta sexta-feira, dia 17 de janeiro, no espaço do futuro Museu Joaquim Agostinho.

Na ocasião foi explicado que esta prova terá três distâncias com diferentes quilometragens: granfondo (146 km), mediofondo (103 km) e minifondo (74 km). No âmbito do evento está também previsto a realização, no dia 19 de abril de manhã, de uma caminhada e, nos três dias anteriores, do granfondo kids, uma iniciativa em que participarão alunos da atividade municipal de enriquecimento curricular “Mini Agostinhas”, a qual “pretende apenas fomentar o desporto e o ensino do ciclismo, promovendo junto das crianças o espírito participativo e de equipa, assim como a prática de hábitos de vida saudáveis”.

Segundo João Cabreira, da empresa organizadora do evento, o Granfondo Torres Vedras Montejunto constitui-se como uma “prova de turismo ativo”, para a qual se estima a participação de cerca de mil atletas, sendo seu objetivo dar a conhecer a beleza natural da região onde se realiza, a qual “é espetacular para a prática do ciclismo”. Embora a prova tenha também uma vertente competitiva, o objetivo da mesma é “fomentar a prática desportiva e não a competitividade”.

Este granfondo contará, de resto, com uma inovação: uma categoria relativa a bicicletas elétricas.

O CEO da Cabreira Solutions acrescentou ainda que o evento terá uma pegada ecológica positiva, estando nesse âmbito previsto, por exemplo, a limpeza do lixo existente nas bermas das estradas abrangidas pelo mesmo (à anteriori e à posteriori), o incentivo aos participantes para a prática da reciclagem de resíduos e a utilização de copos de papel ao invés de copos de plástico.

Também na referida sessão de apresentação, Nélson Riso, diretor de marketing da Specialized Portugal, salientou o facto do granfondo ter conseguido “trazer o ciclismo para as massas”, ter popularizado este desporto, dando a “possibilidade das pessoas pedalarem com segurança, o que há alguns anos atrás só era possível aos ciclistas profissionais”. Nesse seguimento, Miguel Pedro, da Mr. Prints, acrescentou que o granfondo “permite aos amadores experienciar o que é ser profissional”.

A finalizar a sessão de apresentação do Granfondo Torres Vedras Montejunto, usou da palavra o presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, que aproveitou a ocasião para revelar que a obra do Museu Joaquim Agostinho está praticamente concluída em termos de construção civil, estando agora o consagrado designer Henrique Cayatte a elaborar o projeto interior do espaço, o qual deverá ser inaugurado em 2021.

Carlos Bernardes aproveitou também para enaltecer o trabalho que o Município tem realizado no âmbito da atividade municipal de enriquecimento curricular “Mini Agostinhas”, já que esta contribui para a promoção de estilos de vida saudáveis numa época em que “os jovens estão muito agarrados à tecnologia”.

O presidente da Câmara Municipal frisou também na sua intervenção o impacto positivo que o Granfondo Torres Vedras Montejunto terá para a economia local, nomeadamente para a hotelaria e a restauração.

Ainda na ocasião, o edil anunciou publicamente que também no dia 19 de abril será inaugurada a rede de ciclovias de Torres Vedras, uma obra tanto mais premente já que “as cidades têm de ser transformadas de forma a estimular estilos de vida saudáveis e a contribuir para a descarbonização e a sustentabilidade”, dando Torres Vedras com essa intervenção o seu contributo “para o desígnio global que é o combate às alterações climáticas”.

De referir que o Granfondo Torres Vedras Montejunto irá percorrer os concelhos de Torres Vedras, Cadaval, Alenquer, Sobral de Monte Agraço e Mafra.

Refira-se ainda que o evento está aberto à participação de voluntários.

Mais informação sobre o mesmo pode ser consultada no respetivo site.

Última atualização: 24.01.2020 - 17:48 horas