Primeira edição da Assembleia Municipal Jovem teve a sua Sessão Final

12.10.2021

Panorama geral do auditório

A Sessão Final da primeira edição da Assembleia Municipal Jovem de Torres Vedras realizou-se na manhã do dia 7 de outubro, no auditório do Edifício dos Paços do Concelho.

Presente nesta sessão esteve a presidente da Câmara Municipal, Laura Rodrigues, que no início dos trabalhos usou da palavra, aproveitando a ocasião para enaltecer a importância de iniciativas como a Assembleia Municipal Jovem, a qual permite aos participantes “conhecer melhor os órgãos autárquicos” e sentirem “que podem ter uma voz ativa na sociedade”, consciencializando-os para a sua “cidadania”.

Seguiu-se um momento de questões colocadas pelos alunos participantes na sessão à presidente da Câmara Municipal, o que antecedeu a aprovação da ata da Sessão Intermédia da primeira edição da Assembleia Municipal Jovem de Torres Vedras.

Recorde-se que nessa sessão intermédia tinham sido apresentados e votados os projetos dos diversos estabelecimentos de ensino participantes na primeira edição da Assembleia Municipal Jovem de Torres Vedras: “Aeroponia” (da Escola Secundária Henriques Nogueira), que propõe a instalação de uma estrutura em forma de estufa de vidro no Parque Verde da Várzea para a produção de vegetais pelo método de aeroponia e para a realização de atividades pedagógicas, promovendo-se dessa forma a adoção de uma prática agrícola mais sustentável e menos nociva para o ambiente; “Biodigestores” (do Externato de Penafirme), que propõe a instalação destes equipamentos em, por exemplo, empresas agrícolas, com vista ao processamento de resíduos orgânicos com a consequente produção de energia elétrica por meio de biogás bem como de biofertilizante; “Língua Gestual” (da Escola Secundária Madeira Torres), que propõe a realização de aulas de língua gestual destinadas a crianças do 1.º ciclo do ensino básico do Concelho e a colocação de placas nos edifícios públicos de Torres Vedras com sinaléticas em língua gestual; “First Art Music Park” (da Escola Internacional de Torres Vedras), que propõe a instalação no Parque do Choupal de estruturas de grande dimensão para a produção de música; e “Gerações” (da Escola de Serviços e Comércio do Oeste), que propõe a realização de atividades intergeracionais - massagens, atividades lúdicas, pilates, trocas de receitas, lanches-convívio e ações de promoção da autoestima -, levadas a cabo principalmente por alunos voluntários de escolas do Concelho e destinadas à população sénior deste território. Esta última proposta foi, relembre-se, a mais votada na referida sessão intermédia.

Na Sessão Final da primeira edição da Assembleia Municipal Jovem de Torres Vedras as descritas propostas voltaram a ser apresentadas, embora de forma mais sucinta.

Para já, existe o compromisso do Município para a implementação da proposta “Gerações”, tendo a presidente da Câmara Municipal assegurado que as restantes ficam “em carteira”, podendo vir no futuro a ser implementadas de forma parcial ou total.

Já perto do término da referida sessão final usou também da palavra a vice-presidente e vereadora da Juventude da Câmara Municipal, Ana Umbelino, que frisou o facto dos projetos apresentados serem “muito interessantes” e “estarem em linha com as políticas do Município”. Ainda segundo Ana Umbelino, a ambição máxima da política é “o direito a um futuro melhor”, sendo que, de acordo com as suas palavras, “as novas gerações não podem deixar de ter essa ambição”.

Última atualização: 13.10.2021 - 11:06 horas