Praias de Torres Vedras ainda mais seguras em 2019

18.09.2019

Fotografia do presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras a entregar o diploma a um piloto de parapente do projeto Praia Segura

A época balnear no concelho de Torres Vedras terminou, no dia 15 de setembro, com um balanço positivo face ao ano anterior, tendo sido registadas menos intervenções realizadas no âmbito do projeto “Praia Segura”.

A sessão de encerramento realizou-se, nesse mesmo dia, no Bronzear Beach Bar & Restaurant, na Praia de Santa Helena, onde foram entregues diplomas de agradecimento aos nadadores salvadores, militares da Autoridade Marítima Nacional e pilotos de parapente que estiveram em funções durante a época balnear.

Na cerimónia foi atribuído o Prémio Cidadania ao adjunto de Comando dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras, Luís Martinho, e aos militares da Guarda Nacional Republicana, Armando Tuna e Filipe Gonçalves, que no dia 21 de abril resgataram duas jovens, que ficaram encurraladas pelo mar na Praia Formosa. Recorde-se que este prémio visa distinguir uma ação ou comportamento que se traduza numa atitude de cidadania relevante no sentido da prevenção e socorro nas praias do Concelho.

Na ocasião foi ainda efetuado um balanço do projeto “Praia Segura”, o qual consiste no patrulhamento da costa do Concelho, em particular das praias não concessionadas, durante a época balnear, por um nadador salvador e um elemento da Autoridade Marítima Nacional, numa viatura devidamente equipada. Durante esta época balnear, o número de intervenções registado foi o mais baixo desde que o projeto foi implementado em 2009, tendo sido contabilizadas 19 intervenções, nomeadamente de salvamento e recolha de animais (37%), primeiros socorros (26%) e situações de perigo e alerta (16%). A viatura associada a esta iniciativa esteve 93 dias no terreno, durante 930 horas e percorreu 7251 km.

O “Praia Segura” contou este ano com uma nova vertente, que passou pela vigilância da costa por meio de parapente, uma medida que resultou de um acordo de parceria estabelecido entre a Paravoar – Associação de Parapente e o Município. Ao todo, foram realizados 39 voos, perfazendo um total de cerca de 120 horas de voo, que resultaram em algumas intervenções no âmbito da prevenção e alerta para situações de perigo na zona costeira, nomeadamente identificação de uma situação de instabilidade junto à crista de uma arriba, avisos a caminheiros, desportistas e banhistas para diversas situações de perigo e prestação de informações aos utilizadores dos trilhos junto às arribas.

O projeto “Praia Segura” contou no corrente ano com o apoio das seguintes entidades: capitanias dos portos de Peniche e de Cascais, Instituto de Socorros a Náufragos, Tecauto Volkswagen, Paixão Seguros, Fidelidade Seguros, Kontraproduções, Transportes Paulo Duarte, Extincêndios, Pneutorres, Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras, Guarda Nacional Republicana, Hotel Promar, Grão de Areia, Bar Portal, Navio Restaurante, Do Pisão, Noah Beach House, Búzios, Medusa Louge Beach Bar, Bronzear Beach Bar & Restaurant, Esplanada Real "A Formosa", Varandinha Bar, Acqua Beach Bar, Vela d'Ouro Restaurante, Pizzaria La Rampa, Pizzaria Mamma Mia, Restaurante La Fontana, Hotel Restaurante Praia Azul e Clube Naval Praia da Assenta.

Última atualização: 18.09.2019 - 17:20 horas