Plano Local de Inclusão da Comunidade Cigana de Torres Vedras

01.01.2022

Grupo de meninas do projeto

O Plano Local de Inclusão da Comunidade Cigana de Torres Vedras é o instrumento de planeamento da Câmara Municipal de Torres Vedras que promove a participação ativa daquela comunidade.

Este foi o primeiro plano do género elaborado em Portugal, assumindo o objetivo de implementar uma estratégia concertada de inclusão que respeite as características do Concelho.

Inclui iniciativas como as Academias de Política Cigana e o projeto “Rotas Romani”, tendo dado origem, numa primeira fase, ao Grupo de Ação Comunitária, promovendo a participação e o diálogo entre a comunidade cigana e as autoridades locais. Em janeiro de 2020, originou a constituição da Associação Intercultural e para a Inclusão das Comunidades Ciganas – Sendas e Pontes.

Fique a conhecer a experiência de cinco cidadãos envolvidos no Plano Local de Inclusão da Comunidade Cigana.

Iuri Vieira | Licenciado em Gestão Turística e Hoteleira na Escola Superior de Tecnologia do Mar de Peniche

“Tive um Ensino Secundário de excelência, tanto eu como os meus irmãos (…) Mostrámos à sociedade maioritária que conseguíamos ser capazes e à comunidade cigana local que conseguíamos ser um caso de sucesso na Educação, pois assim conseguíamos influenciar novos jovens a prosseguir os seus estudos. Cumpri um dos grandes objetivos da minha vida, integrar o Ensino Superior. E consegui terminar com sucesso.”

Ana Cláudio | Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias

“Oficialmente, as meninas ciganas não iam à escola, estavam em ensino doméstico. Mas de facto não acontecia nada. Então criámos um sistema de apoio com um grupo de professoras que dava suporte para que elas pudessem fazer os exames de 6º e 9º ano e concluir, pelo menos, a escolaridade obrigatória (…) Hoje, a grande maioria das meninas está integrada no ensino presencial.”

Emília Seabra | Mediadora Escolar

“Sou a nova mediadora na Escola Padre Vítor Melícias. Aceitei este projeto para dar ajuda às meninas ciganas que estão na escola, para se poderem sentir integradas e que há alguém que as apoia e ajuda na continuação dos seus estudos. É um projeto que tem sido bastante bem aceite, tanto pelos pais, pelas famílias ciganas, como também pela escola e pelos professores.”

Vítor Teles | Técnico Superior da Câmara Municipal de Torres Vedras

“Na sequência do meu percurso, fiz um trabalho de voluntariado em que tentava ajudar as crianças ciganas nos seus trabalhos escolares e nas suas dificuldades. O que acontece é que o voluntariado transformou-se em tutoria, sempre com a ajuda da Câmara Municipal, através do Plano Local de Inclusão da Comunidade Cigana (…) Orgulho-me de ser cigano. Não nego as minhas raízes.”

Ana Miguel | Coordenadora do Centro Qualifica Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira

“Somos parceiros da Câmara Municipal no âmbito do Plano Local de Inclusão da Comunidade Cigana, no que concerne à área da formação de adultos (…) Temos assistido a muitas pessoas da comunidade cigana que têm estado a investir em unidades de formação de curta duração. No projeto “Network of Role Models”, o jovem [Iuri Vieira] está a apostar na formação do ensino superior. E se ele está a apostar é porque a família também incentiva e apoia. A qualificação, o aumento das habilitações, tem de integrar os projetos de vida das famílias.”

Última atualização: 17.01.2022 - 16:32 horas