Passeio “Rota das Adegas” voltou a reunir centenas de praticantes de BTT

12.11.2021

Cerca de mil praticantes de BTT participaram na 17.ª edição do Passeio “Rota das Adegas”, a qual se realizou na manhã do passado dia 7 de novembro, no âmbito do programa das Festas da Cidade.

Com uma dificuldade técnica reduzida e um percurso de 35 km, a edição deste ano da “Rota das Adegas”, que se constitui como o passeio de BTT mais antigo da região, iniciou-se e terminou no Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho, tendo o respetivo ponto de abastecimento tido lugar nas instalações da empresa Santos&Santos.

Este ano a organização do Passeio de BTT “Rota das Adegas” coube aos Saloios BTT (dos Arneiros), que contaram com o apoio da Câmara Municipal.

De referir que antes da partida, a organização do passeio entregou uma roda de bicicleta decorativa alusiva a esta 17.ª edição do mesmo ao Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho, bem como algumas lembranças a elementos da família de Joaquim Agostinho, como forma de homenagem aquela que é a figura maior da História do ciclismo nacional.

Refira-se também que estiveram presentes neste 17.º Passeio de BTT “Rota das Adegas” antigos ciclistas oriundos do Concelho (Joaquim Gomes, Carlos Marta, Vítor Gamito, Hélder Miranda, Leonel Miranda, Nuno Marta e Jorge Silva), uma ciclista torriense que está atualmente em atividade (Filomena Paulo), o vencedor da edição deste ano da Volta a Portugal (Amaro Antunes) e Francisco Araújo (mecânico que trabalhou com Joaquim Agostinho), que entregaram ao referido museu alguns objetos relacionados com os seus percursos no mundo do ciclismo, a fim de integrar o espólio desse equipamento.

Última atualização: 04.10.2022 - 12:26 horas