Paisagem Protegida recebeu Menção Especial do Prémio Nacional da Paisagem 2018

28.12.2018

Paisagem Protegida recebeu Menção Especial do Prémio Nacional da Paisagem 2018

O Prémio Nacional da Paisagem 2018 atribuiu uma Menção Especial à Paisagem Protegida Local das Serras do Socorro e da Archeira, no âmbito da candidatura apresentada pela Câmara Municipal de Torres Vedras. A distinção foi atribuída por Célia Ramos, secretária de Estado do Ordenamento do Território e Conservação da Natureza, sobre proposta do júri, que avaliou 22 candidaturas.

A pontuação obtida em parâmetros como desenvolvimento territorial sustentável, valor exemplar, participação pública e sensibilização esteve na origem da atribuição da Menção Especial. O júri destacou o estudo preparatório que identificou e avaliou as características da Paisagem Protegida – que permitiu orientar as intervenções no território -, assim como a definição de órgãos de gestão que se baseiam num modelo “participativo e colaborativo” e a criação do Observatório da Paisagem e do Centro Interpretativo.

O prémio destaca ainda que a Paisagem Protegida contribui para a implementação da Convenção Europeia da Paisagem e da Política Nacional de Arquitetura e Paisagem a nível municipal.

O Prémio Nacional da Paisagem 2018 foi atribuído à candidatura “Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico”. Sublinhe-se que a distinção tem como objetivo reconhecer a implementação de políticas de paisagem que promovam a proteção sustentável, a gestão e o ordenamento das paisagens, assim como sensibilizar a sociedade civil para a importância das paisagens. O Prémio Nacional de Paisagem pretende, ainda, preparar a candidatura nacional ao Prémio da Paisagem do Conselho da Europa.

Última atualização: 04.02.2019 - 12:43 horas