Oeste Infantil celebrou 30 edições com “tudo o que o mundo tem”

03.06.2019

Fotografia de três crianças dentro de um

“É tudo a brincar, mas tem tudo o que o mundo tem” foi o tema da Grande Festa da Criança – 30ª Oeste Infantil, que decorreu entre 28 de maio e 1 de junho na Expotorres, em Torres Vedras. A frase que deu mote a esta edição – dita por uma criança de quatro anos, Raquel, na primeira edição da Oeste Infantil – resume, da melhor forma, o objetivo deste ano: celebrar as 30 edições do certame através de uma viagem dos mais pequenos pelo mundo dos adultos.

Cerca de 20 mil visitantes passaram pela Oeste Infantil ao longo dos cinco dias do evento, numa edição que contou com cerca de 800 colaboradores e em que se destaca a participação de cerca de 250 estagiários da Escola de Serviços e Comércio do Oeste, da Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal, da Escola Técnica e Profissional de Mafra e do Agrupamento de Escolas Madeira Torres. Sublinhe-se que a Oeste Infantil é organizada pela Câmara Municipal de Torres Vedras em parceria com escolas das redes pública, privada, solidária e profissional, assim como outras instituições do Concelho.

Tal como nas primeiras edições, as crianças puderam pintar as unhas e arranjar o cabelo em cabeleireiros e salões de beleza, integrar o elenco de uma peça de teatro, tirar a carta de condução, vestir a farda da Guarda Nacional Republicana - GNR ou subir a motas da Polícia de Segurança Pública - PSP e ativar a sirene. Sem esquecer uma passagem pela discoteca ou a visita ao “Museu do Carnaval”, onde se podiam mascarar, tocar bombo e dançar ao som do Samba da Matrafona.

Até o “Oeste”, a moeda fictícia de que várias gerações se recordam, esteve de volta. Em 2019, além das notas, os mais pequenos recebiam um cartão multibanco que podiam utilizar num caixa automático criado especialmente para o efeito. Era ali que podiam levantar mais “Oestes” que permitiam “comprar serviços” e continuar a brincar nos cerca de 40 espaços de atividades dinamizados por 36 entidades que participaram nesta edição.

Nem Fernando Mendes ficou indiferente à Grande Festa da Criança. O ator e apresentador do programa “O Preço Certo” visitou o certame e teve oportunidade de participar numa versão do seu próprio programa feita para os mais pequenos.

No dia 1 de junho a Oeste Infantil esteve aberta ao público em geral, com milhares de famílias a passar pelo evento para celebrar o Dia Mundial da Criança. O dia contou com animação itinerante, pinturas faciais, uma demonstração de ginástica acrobática, um concerto e até atividades como a recolha de vestígios lofoscópicos e passeios de cavalo.

Última atualização: 03.06.2019 - 18:21 horas