Novas Linhas de Transportes Urbanos de Torres Vedras

18.03.2008

As novas Linhas de Transportes Urbanos de Torres Vedras (TUT) já entraram em funcionamento.

Trata-se de 4 circuitos:

- Linha Verde (Terminal Rodoviário/”Jardim de Arenes”/Bairro da Paródia/Centro Comercial “Arena”/Expotorres/Terminal Rodoviário);

- Linha Vermelha - Escolas (Terminal Rodoviário/Escola Secundária com 3.º Ciclo de Henriques Nogueira/Bairro Arenes/Jardim da Graça/ Escola EB 2,3 S. Gonçalo/ Praceta Dr. Francisco Sá Carneiro/Terminal Rodoviário);

- Linha Azul – Hilarião (Terminal Rodoviário/Centro Comercial “Arena”/Boavista-Olheiros/Centro Comercial “Arena”/Terminal Rodoviário);

-Linha Amarela – Saúde (Terminal Rodoviário/Jardim da Graça/Hospital/Centro de Saúde/Clínica CUF/ Hospital Dr. José Maria Antunes/Centro de Saúde/Terminal Rodoviário).

De realçar, nestes circuitos, o facto da Linha Verde passar pelo Bairro da Paródia e “Jardim de Arenes”; na Linha Vermelha o autocarro parar perto de quase todos os estabelecimentos de ensino de Torres Vedras (à excepção da Escola de Serviços e Comércio do Oeste); e a Linha Amarela abranger a zona sul da Cidade e o Bairro Vila Morena.

Em relação ao Tarifário, criou-se um bilhete simples (uma viagem): 0,90 Euros; um bilhete Dia: 2,10 Euros; um passe para estudantes (que se destina actualmente apenas a alunos da Escola de Serviços e Comércio do Oeste): 14,35 Euros; um passe rede (mensal): 22,80 Euros; um “pack” para 10 viagens: 8,10 Euros; e um passe para “seniores” com mais de 65 anos (a entrar brevemente em vigor). Foi ainda introduzido um novo sistema de pagamento por cartão magnético que permite uma maior rapidez nas entradas e saídas de passageiros.

De referir que estas novas Linhas de Transportes Urbanos (são agora 4 e eram anteriormente 2) melhoram a mobilidade na Cidade, servindo de melhor forma, nomeadamente, a zona periférica, tendo a sua concepção resultado da análise de experiências anteriores.

Recorde-se que estão à disposição dos automobilistas vários Parques de Estacionamento em Torres Vedras: no Parque Regional de Exposições; Parque de Santiago (centro histórico); junto ao Mercado Municipal; no Edifício Multi-Serviços da Câmara Municipal; na Av. 5 de Outubro (privado); e na Rua José César Lucas (privado).
Publicado: 22.04.2013 - 18:16 horas