Novas Invasões: história e contemporaneidade em Torres Vedras

23.08.2021

Fotografia em que se vê Rui Brás, Laura Rodrigues, Ana Umbelino e João Garcia Miguel sentados em fardos de palha, no Parque do Choupal.

Torres Vedras prepara-se para acolher a quarta edição do Novas Invasões entre os dias 2 e 5 de setembro. O festival evoca a época das Guerras Peninsulares e da construção das Linhas de Torres Vedras, ao mesmo tempo que apresenta uma vasta programação contemporânea em vários pontos da Cidade. O evento foi apresentado na manhã desta segunda-feira, 23 de agosto, no Parque do Choupal, um dos locais onde se irá desenrolar a programação do evento.

“Torres Vedras desempenhou um papel muitíssimo importante na defesa do nosso território durante esse período” afirmou a presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, recordando que o ponto de partida do Novas Invasões remonta ao século XIX mas que o festival “faz a ligação entre a nossa história e a contemporaneidade”.

Este ano, o Novas Invasões continua a ter entrada gratuita, sendo necessário, no entanto, apresentar bilhete. O evento terá capacitada limitada e estará dividido em vários recintos, numa edição adaptada aos tempos de pandemia que ainda se vivem.

“A realização desta quarta edição do festival Novas Invasões é, em si, um gesto de resistência e de afirmação do papel insubstituível das artes e da cultura na vida das pessoas e das comunidades” realçou a vereadora da Cultura da Câmara Municipal, Ana Umbelino, enfatizando a importância da realização do evento “nesta fase de transição que estamos a viver.”

Segundo Ana Umbelino, “este festival, à semelhança do que sucedeu nas edições anteriores, toma o espaço público como palco”, com o evento a dividir-se entre o Parque do Choupal, a Praça Alberto Avelino, o Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras, o Mercado Oitocentista, o Convento de Nossa Senhora da Graça e a Tenda Pedagógica.

Além das recriações históricas e da programação contemporânea, o programa do Novas Invasões inclui a primeira edição do Festival de Cinema Documental Máscaras e Mascarados, nos dias 3 e 4 de setembro, no Centro de Artes e Criatividade.

O festival e a comunidade

O diretor artístico do festival, João Garcia Miguel, destacou o espetáculo que será apresentado pela companhia alemã Theater Titanick. Trata-se de um espetáculo único que resulta do trabalho desenvolvido com as organizações culturais e criativas do Concelho e que será apresentado ao longo das quatro noites do evento, permitindo uma gestão eficaz do fluxo de espectadores.

João Garcia Miguel realçou, ainda, o envolvimento de cinco associações locais, que irão apresentar espetáculos no âmbito da programação contemporânea do Novas Invasões.

Com o objetivo de promover o envolvimento da comunidade, o Novas Invasões conta, ainda, com um programa de voluntariado, que já contabiliza 30 inscrições.

De forma a colmatar a ausência de gastronomia no Mercado Oitocentista, os visitantes poderão provar menus de época nos oito restaurantes aderentes. A experiência pode, ainda, ser enriquecida junto do comércio tradicional, que irá proporcionar descontos nos seus produtos e serviços.

Os bilhetes para o Novas Invasões estarão disponíveis online, nos Postos de Turismo de Torres Vedras (Paços do Concelho e Praça da República) e de Santa Cruz, no Museu Municipal Leonel Trindade e no Centro de Artes e Criatividade. Os bilhetes de acesso ao Mercado Oitocentista são distribuídos à entrada do recinto, enquanto a participação nas atividades da Tenda Pedagógica não requer bilhete.

Publicado: 23.08.2021 - 17:47 horas