Município trouxe de novo a magia natalícia ao Concelho

13.01.2023

Imagem da chegada do Pai Natal a Torres Vedras

Para tornar mais especial e mágica a época natalícia no Concelho e, simultaneamente, dinamizar o comércio tradicional local, a Câmara Municipal, em parceria com a ACIRO (Associação Comercial, Industrial e Serviços da Região Oeste), organizou, de 25 de novembro a 6 de janeiro, a campanha “Este Natal compre no comércio tradicional”.

No âmbito dessa campanha, Torres Vedras e Santa Cruz contaram com iluminações e decorações natalícias, sendo de realçar, neste particular, as árvores de Natal de grande dimensão que estiveram patentes no Largo de S. Pedro e na Rua António Palha Figueirôa Rego, bem como as iluminações que foram instaladas no Castelo de Torres Vedras, no Forte de S. Vicente, na rotunda situada perto da escultura alusiva a Joaquim Agostinho e no Largo Jaime Batista da Costa. Complementarmente, foi proporcionada música ambiente na zona central de Torres Vedras e de Santa Cruz.

Como momentos altos da campanha “Este Natal compre no comércio tradicional”, refira-se a inauguração das iluminações de Natal, que se realizou no dia 25 de novembro, na Praça 25 de Abril, e o momento da chegada do Pai Natal a Torres Vedras, que aconteceu no dia 1 de dezembro, no Largo de S. Pedro. Esta personagem incontornável da época natalícia esteve, de resto, em vários dias, na Praça 25 de Abril, a receber, na sua “casinha”, “miúdos” e “graúdos”, de forma a trazer (ainda mais) fantasia à quadra natalícia de muitas crianças.

Da referida campanha saliente-se também: os desfiles de Natal que aconteceram nas várias freguesias do Concelho; as atuações musicais que se realizaram também em diversas localidades do Concelho; as animações de âmbito teatral e musical itinerantes que passaram pelo centro histórico de Torres Vedras; o Mercado de Natal que funcionou na Praça 25 de Abril; e a iniciativa de descontos em estabelecimentos comerciais do Concelho (no âmbito da qual, nos dias 10, 11, 17 e 18 de dezembro, por cada 20 euros de compras em estabelecimentos aderentes era concedido um vale de desconto de 5 euros para a realização de novas compras nos mesmos, tendo sido atribuído, ao todo, 19.965 euros em descontos).

Exposições, teatros, atividades de leitura, oficinas, uma Aldeia Nenuco e um comboio turístico que circulou gratuitamente na zona central de Torres Vedras foram outras iniciativas proporcionadas no âmbito da campanha “Este Natal compre no comércio tradicional”.

Paralelamente a esta campanha, a empresa municipal Promotorres levou a cabo a campanha “O Natal chegou ao Mercado Municipal”. No âmbito da mesma, o Pai Natal esteve também no Mercado Municipal, onde se disponibilizou para tirar fotografias com os mais pequenos e receber as suas cartas. Outras iniciativas foram dinamizadas no âmbito da campanha “O Natal chegou ao Mercado Municipal”, como os teatros infantis Pinheirinho de Natal e Um Sapato Especial, um flashmob que esteve a cargo da Escola de Dança de Torres Vedras, uma atuação do grupo Torres Brass, um momento de cântico das Janeiras, uma Árvore de Donativos dinamizada pela Associação Amigos de Torres, o sorteio de brindes sustentáveis e a disponibilização de diversas lojas e bancas pop up.

Última atualização: 17.01.2023 - 12:17 horas