Município apresentado como referência em matéria de Redes de parceria

09.09.2016

Decorreu ontem, no Porto, o II Congresso Nacional das Cidades e Vilas de Excelência, no qual o presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes, apresentou a experiência do município em matéria de redes de parceria.

Com efeito, A Câmara Municipal de Torres Vedras integra mais de 50 rede de âmbito regional, nacional e internacional e estas parcerias assumem-se estratégicas dado que permitem aprender com a experiência de outros territórios, ganhar massa crítica, partilhar experiências e boas práticas.

Neste âmbito, a autarquia torriense pretende agora criar uma plataforma integrada de gestão das Redes das quais faz parte, com os objetivos de extrair valor, agregar informação, integrar ações, criar sinergias e correlacionar projetos, potenciando, desta forma, ações complementares.

O Congresso Nacional das Cidades e Vilas de Excelência é uma iniciativa do Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade (ICVM), criado com a missão do desenvolvimento integrado, harmonioso e sustentável do território e das pessoas que nele habitam ou visitam. Fundado em 2006, associação sem fins lucrativos, teve como base o forte conhecimento obtido pela presidente, Eng.ª Paula Teles, fundadora e coordenadora técnica da Rede Nacional de Cidades e Vilas com Mobilidade, da qual resultou uma nova agenda política para as cidades e vilas que foi a acessibilidade para todos.
O ICVM é, mais do que uma plataforma colaborativa, é um lugar de máximo denominador comum para os processos de desenvolvimento que tornem as cidades e vilas mais acessíveis, mais amigáveis, mais regeneradas, com maior empregabilidade e desenvolvimento económico.
A abertura do evento contou com a presença do Secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel.

Última atualização: 29.10.2019 - 16:48 horas