Monumento de homenagem a Jaime Batalha Reis

28.11.2019

O monumento de homenagem a Jaime Batalha Reis, existente no Turcifal, está situado no largo da sede da junta de freguesia, o qual tem o nome desta personalidade.

Segundo refere o jornal Badaladas a propósito da inauguração deste monumento: “Estiveram presentes neste acto sobrinhos, bisnetos do intelectual, presidente da Câmara Municipal, vereadores, presidentes das Juntas, entre outras individualidades. O dr. António Carneiro descreveu a biografia de Batalha Reis e também o dr. José Augusto de Carvalho dirigiu algumas palavras em memória desta ilustre figura”. Ainda segundo aquele jornal, o monumento foi descerrado por um bisneto de Jaime Batalha Reis e pelo presidente da Câmara Municipal.

Ilustre político, escritor, diplomata, geógrafo e agrónomo, Jaime Batalha Reis foi uma das maiores personalidades da cultura portuguesa do seu tempo, tendo nascido em Lisboa em 24 de dezembro de 1847 e falecido na freguesia do Turcifal a 24 de janeiro de 1935. Eminente figura da “Geração de 70”, era diplomata na Rússia quando ocorreu a Revolução de outubro de 1917, tendo também estado presente nas conferências de Paz da I Guerra Mundial, onde desenvolveu trabalho no âmbito da criação da Sociedade das Nações (embrião da Organização das Nações Unidas). Passou os últimos anos da sua vida na Quinta da Viscondessa, uma herdade da sua família situada nas proximidades do Carvalhal.

Autoria: José Manuel Lopes

Data: 28 de novembro de 1993