Ligação da A8 à área empresarial das Palhagueiras vai avançar

14.01.2022

Fotografia de Laura Rodrigues e Teresa Almeida após a assinatura do contrato.

O Município de Torres Vedras vai obter apoio financeiro para a realização da ligação da A8 à área empresarial das Palhagueiras. O contrato de financiamento foi assinado pela presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, e pela presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR-LVT), Teresa Almeida, esta sexta-feira, 14 de janeiro, nas instalações do Grupo Desportivo Palhagueirense.

O objetivo passa por reforçar a competitividade territorial, assim como por promover a atração e fixação de empresas. Esta ligação rodoviária irá contribuir para um desenvolvimento económico sustentável local e potenciar, especialmente, a atividade agroindustrial existente.

Note-se, ainda, que a inexistência de alternativas rodoviárias fora dos aglomerados urbanos naquela área leva a que cerca de 300 veículos pesados circulem diariamente nesses aglomerados. Desta forma, a infraestrutura irá contribuir para o incremento da segurança rodoviária.

A ligação da A8 àquela área empresarial deverá ser concluída até 31 de dezembro de 2025. Ao todo, o Município irá receber sete milhões de euros, o que corresponde a parte do custo do subinvestimento “Áreas de Acolhimento Empresarial (AAE) – Acessibilidades Rodoviárias: Ligação da A8 à Área Empresarial das Palhagueiras em Torres Vedras”.

Este investimento, que integra o Programa Nacional de Investimentos 2030, é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência, sendo o Município a entidade responsável pela concretização e operacionalização do projeto.

Publicado: 14.01.2022 - 17:46 horas